Transporte do aeroporto de Manila

Manila

A melhor opção para se deslocar do aeroporto de Manila para qualquer ponto da zona é apanhar um táxi da conhecida marca Grab, que opera em muitos países da Ásia.

Existem também três tipos de táxis oficiais. Como não ser enganado por taxistas desonestos e como identificar scam?

Existem também rotas especiais de autocarros do aeroporto para Manila, que são o meio de transporte mais barato mas menos transparente.

Os 10 melhores hotéis de Manila

Apanhar um táxi

Este método é a melhor escolha se quiser saber o preço com antecedência. Quando se viaja com o Grab, praticamente não se pode ser enganado ou roubado. Paga sempre o preço que vê na aplicação.

Embora esta seja uma aplicação móvel para a qual normalmente é necessária internet (compra um e-sim filipino através do airalo.com), mas no caso do aeroporto de Manila, também encontrarás quiosques com o logótipo verde do Grab em frente a todos os terminais, onde o empregado chamará o carro para ti e pagarás o preço pré-determinado em dinheiro.

No entanto, a tarifa através da aplicação é mais baixa do que se pedir o Grab a um assistente.

Para o centro de Manila, pagará aproximadamente os seguintes preços.

  • Grab através da aplicação - 280 php – 380 php
  • Grab reservado através de um assistente - 490 php

Os preços são dinâmicos e variam consoante a procura atual.

Metered Taxi (Amarelo)

Os táxis amarelos são o meio de transporte mais fiável depois do Grab.

Ficam sempre em frente à cabina que diz "Metered Taxi", onde se pede o táxi. Ser-lhe-á dado um talão de papel para entrar no carro.

Nunca entre no carro sem um talão de papel.

Os táxis amarelos metered são mais caros do que os táxis brancos, mas os carros estão em melhores condições e encontrará muito menos burlas.

As tarifas dos táxis amarelos são as seguintes

  • 75 php - tarifa de embarque
  • 4 php - por cada 300 metros percorridos
  • 4 php - por cada 2 minutos de paragem (no trânsito, nos semáforos, etc.)

O preço para o centro de Manila, em função do trânsito atual, é de cerca de 380 php – 480 php.

A pagar ao condutor em dinheiro no final da viagem.

Regular Taxi (Branco)

Os táxis mais baratos são os carros brancos que esperam em frente de stands assinalados com placas "Regular Taxi".

Mas também neste caso, antes de embarcar, deve preencher um papel com os seus dados e o seu destino junto do empregado (muitas vezes sentado numa cadeira junto ao passeio, mas sempre junto a um sinal oficial), que entrega ao taxista.

Os táxis brancos também têm de conduzir de acordo com o taxímetro. Não existe uma "tarifa fixa", como muitos motoristas desonestos lhe poderão dizer.

Se o taxista se recusar a ligar o taxímetro ou lhe disser que há tarifas fixas do aeroporto para os táxis brancos, saia imediatamente e ligue para a Grab ou entre na fila em metered.

É nos táxis brancos que se encontram mais frequentemente as burlas, com preços muitas vezes superiores a 1500 pesos.

Os preços oficiais dos táxis brancos são os seguintes

  • 45 php - taxa de embarque
  • 13,50 php - por cada 1 quilómetro percorrido
  • 2 php - por cada 1 minuto de viagem

O preço para o centro de Manila, dependendo do tráfego atual, custará cerca de 270 php – 400 php.

A pagar ao condutor em dinheiro no final da viagem.

Coupon Taxi

Estes táxis são convenientes para grupos maiores de pessoas, uma vez que normalmente circulam com carrinhas de 8 lugares.

São os únicos que têm preços fixos e não funcionam com taxímetro. O pagamento é sempre efectuado na cabina, no exterior da praça de táxis, ao empregado. Já não se paga nada ao condutor.

O preço para o centro de Manila é de cerca de 550 php dependendo do destino específico. O valor exato é sempre indicado pelo funcionário antes de embarcar no veículo.

Fraudes mais comuns no aeroporto de Manila

Se fizer sempre o check-in na cabina oficial antes de embarcar no táxi e depois insistir em ligar o taxímetro, ou se utilizar a aplicação móvel Grab, provavelmente será poupado às burlas.

Mas vamos recapitular as fraudes de táxi mais comuns no Aeroporto de Manila para esclarecer.

Táxis falsos

Pode ser abordado por um "motorista de táxi" ainda no terminal, que lhe oferece um preço fixo "de ocasião".

Mesmo que ele ou ela mostre um crachá oficial do aeroporto ou do governo, nunca fale com essas pessoas. Os funcionários do aeroporto, do governo ou dos ministérios não têm nada a ver com os táxis.

Os táxis oficiais só podem ser reservados numa cabina, num local devidamente assinalado.

Preço fixo

Para além dos grandes táxis Coupon sempre estacionados sob sinais oficiais, nenhum outro táxi está autorizado a oferecer um preço fixo de/para o aeroporto de Manila.

Se alguém se aproximar de si com uma oferta de preço fixo, o preço será sempre o múltiplo do preço normal. Mais uma vez, ignore completamente essas pessoas e continue para as paragens de táxis amarelos ou de táxis Grab.

Um carro avariado

Fez tudo bem, registou-se na praça oficial e entrou no táxi com o taxímetro ligado, mas assim que sai da zona do aeroporto, o carro avaria.

Num instante suspeito, aparece outro táxi oficial e oferece-lhe um preço de "salvamento" ao seu destino.

Agradeça, recuse e chame o Grab através da aplicação móvel.

Este tipo de burla já não é muito comum, mas ocorre ocasionalmente com os táxis brancos.

Viagem mais longa

Um truque conhecido em muitas partes do mundo inflaciona artificialmente o preço, fazendo com que o condutor faça deliberadamente um percurso mais longo.

Esta fraude acontece mais frequentemente com os táxis brancos e raramente com os táxis amarelos ou com a aplicação Grab.

Idealmente, certifique-se de que verifica com o taxista antes da viagem para onde está realmente a ir, com um mapa do percurso apresentado no seu telemóvel, para que o motorista saiba que está a seguir a sua localização por GPS.

Autocarros

Embora não sejam muitos os turistas que utilizam os transportes públicos, se viajar sozinho ou, no máximo, em casal, o autocarro permite-lhe poupar dinheiro.

No entanto, os preços dos bilhetes para os autocarros do aeroporto continuam a ser bastante elevados e muitas vezes superiores aos preços normais dos transportes públicos nas Filipinas.

Expresso de Ube

Até 2020, o Ube Express percorria muitas das rotas mais movimentadas para o centro de Manila.

Atualmente, porém, os autocarros partem do aeroporto principalmente para os grandes centros comerciais da Robinsons.

A rota mais movimentada (uma vez a cada 60 minutos) vai para a cidade de Santa Rosa, a sul de Manila. O bilhete custa 300 php.

Para obter informações oficiais, consultar o sítio Web ubeexpress.com (para informações actualizadas, ver especialmente o perfil no Facebook ).

Atualmente, não existem autocarros em direção ao centro de Manila, mas pode utilizar as rotas frequentes para os terminais rodoviários locais mais próximos.

  • NAIA Loop 18 - a linha pára em todos os terminais e vai até à grande estação de autocarros PITX.
    • Preço - 150 php
    • Frequência - 60 a 120 minutos
    • Número de passageiros - 20 a 30 minutos
    • Horário de funcionamento - 6:00 a.m. a 8:00 p.m.
  • Victory Liner Route - A linha vai até a estação de ônibus de longa distância Victory Liner.
    • Preço - 150 php
    • Frequência - 20 a 30 minutos
    • Tempo de viagem - 15 a 20 minutos
    • Horário de funcionamento - 4:00 a.m. a 8:00 p.m.

Pode pagar os seus bilhetes no balcão do motorista com cartão ou dinheiro.

Génesis para o aeroporto de Clark

Existe um serviço de autocarro direto entre Manila NAIA e o Aeroporto Clark CRK.

O serviço é operado pela Genesis Bus. Para mais informações, consulte o sítio Web: genesisjoybus.com/schedules.

  • Preço. 450 php
  • Frequência - 60 a 120 minutos
  • Duração - 120 minutos
  • Horário de funcionamento - 0:00 às 20:30

Aluguer de automóveis

Se estiver a aventurar-se no animado trânsito filipino, alugar um carro será uma excelente opção para explorar as zonas rurais de Luzon, a maior ilha das Filipinas.

O aeroporto alberga muitas empresas de aluguer locais e internacionais. Os preços para uma semana de aluguer começam em 250 usd.

Comparar preços de aluguer - reservar um carro

Este artigo pode conter ligações de afiliados a partir das quais a nossa equipa editorial pode receber comissões se clicar na ligação. Consulte a nossa página Política de publicidade.