Charles Bridge in Prague
Aeroporto de Praga Vaclav Havel

Tudo o que precisa de saber antes de partir ou chegar ao aeroporto Praga

Transporte do aeroporto de Praga

Krystof Hajek atualizado 21. 3. 2024

Atualmente, o aeroporto só está ligado ao centro da cidade por autocarro ou táxi. Para chegar ao centro da cidade através de transportes públicos, é sempre necessário utilizar uma combinação de autocarro e metro.

Os 10 melhores hotéis no centro de Praga

Autocarros e tróleis para o centro da cidade

Apenas os autocarros e tróleis da Empresa de Transportes de Praga, que fazem parte do sistema unificado de transportes em Praga, vão para o aeroporto.

Param sempre em ambos os terminais no rés do chão.

Os horários e as pesquisas de ligações podem ser consultados no sítio Web oficial dos Transportes de Praga: pid.cz/en

Percurso Paragem final Ligação de metro Tempo de viagem até ao centro Tarifas
59 Nádraží Veleslavín A (linha verde) 30 a 40 minutos 40 coroas
100 Zličín B (linha amarela) 45 a 50 minutos 40 coroas
191 Anděl (Na Knížecí) B (linha amarela) 60 a 70 minutos 40 coroas
AE Estação ferroviária principal C (linha vermelha) 45 a 50 minutos 100 coroas

Bilhetes: preços e onde comprar

Em todas as linhas de transportes públicos (59, 100 e 191) que vão para o aeroporto, pode utilizar bilhetes normais de Praga sem quaisquer sobretaxas especiais.

Os bilhetes podem ser comprados através da aplicação móvel Lítačka ou em máquinas amarelas diretamente nas paragens de autocarro, onde pode pagar com dinheiro ou cartão.

Os bilhetes também podem ser comprados dentro do autocarro na máquina laranja, onde só se pode pagar com cartão. O motorista não vende bilhetes.

Deve validar o seu bilhete na máquina da paragem, na máquina amarela da plataforma ou no interior do autocarro. Não volte a validar o bilhete quando mudar de autocarro. Os bilhetes comprados no interior do autocarro já não são validados.

Todos os bilhetes são transferíveis e pode organizar qualquer número de viagens de autocarro, metro, elétrico e comboio dentro de Praga.

90 minutos 40 coroas
30 minutos 30 coroas
24 horas 120 coroas
72 horas 330 coroas

As crianças até aos 6 anos de idade e os idosos com mais de 70 anos viajam gratuitamente.

Linha 59 (para a linha verde do metro A)

O trólei número 59 é a ligação mais rápida ao centro da cidade. Até março de 2024, esta linha era servida por autocarros regulares e conhecida como 119. O trólebus 59, que percorre parte do percurso como um autocarro convencional, segue o mesmo trajeto que a antiga linha 119.

Em 17 minutos, a linha 59 leva-o até à estação de metro da linha A "Nádraží Veleslavín", de onde pode chegar ao centro histórico em mais 8 a 12 minutos.

  • Tempo de viagematé ao centro (autocarro+metro) - aprox. 30 a 40 minutos
  • Frequência - 3 a 10 minutos
  • Tarifa - 40 coroas por 90 minutos

O último trólei da linha 59 do aeroporto parte às 23:32 com uma ligação ao metro de Nádraží Veleslavín para o centro às 23:55.

O primeiro tróleis de Nádraží Veleslavín parte às 5:13.

Nádraží Veleslavín é a última paragem da linha 59, por isso não pode perder a saída.

Autocarro 100 (para a linha amarela B do metro)

O autocarro número 100 vai para a periferia sudoeste de Praga até à estação de metro B final "Zličín".

A viagem até ao centro é mais longa do que a combinação do autocarro 119 e do metro A, mas se tiver um hotel algures ao longo da linha B do metro, utilize esta ligação.

  • Tempo de viagem até ao centro (autocarro+metro) - aprox. 50 minutos
  • Frequência - 15 a 20 minutos
  • Tarifa - 40 coroas por 90 minutos

O último autocarro da linha 100 do aeroporto sai às 23:16. Em Zličín, faz a ligação com o metro para o centro, com partida às 23:40.

A primeira ligação de Zličín para o aeroporto sai às 5:20.

A paragem de Zličín é a paragem final da linha 100, por isso não pode perder a saída.

Rota 191

O autocarro número 191 é o menos adequado para viajar para o centro de Praga e serve mais os funcionários do aeroporto que vivem nas proximidades.

Demora 50 minutos a chegar à estação de metro da linha amarela B "Anděl" via Dědina, Petřiny ou Strahov.

A frequência das ligações de/para o aeroporto é de apenas 30 minutos. Mais de dois terços dos autocarros que partem do centro da cidade terminam no centro comercial a cerca de 3 km a sul do terminal.

Autocarro AE para a estação principal

Existe uma linha de autocarro especial diretamente para a estação ferroviária principal, que não pode utilizar os bilhetes normais dos transportes públicos de Praga.

A linha AE (Airport Express) passa uma vez a cada 20 minutos e, sem paragens, demora entre 45 e 50 minutos a chegar à estação principal, dependendo do trânsito. Um horário detalhado da linha AE pode ser encontrado no sítio Web: pid.cz/AE.

O autocarro pára apenas em frente ao Terminal 1, de onde se pode ir a pé para o Terminal 2 em 5 minutos.

Aplica-se uma tarifa especial de 4 euros na rota AE e não podem ser utilizados os bilhetes normais dos transportes públicos de Praga. Pode comprar um bilhete na cabina de informação "DPP" no átrio de chegadas dos terminais 1 e 2 ou junto do motorista. O pagamento pode ser efectuado em dinheiro ou com cartão.

  • Tempo de viagem até à estação - 45 a 50 minutos
  • Tarifa - 4 euros
  • Frequência - 20 minutos

Regiojet para a estação de autocarros de Florenc

As ligações directas à principal estação rodoviária de Florença são asseguradas pelos autocarros de longa distância Regiojet.

Os bilhetes podem ser comprados para a rota aeroporto - Florença, mas também do aeroporto com uma mudança em Florença para outros destinos Regiojet (Brno, Jihlava, Viena, etc.).

Os autocarros partem do aeroporto uma vez por hora, das 7:30 às 19:30, e a viagem até Florença demora cerca de 50 minutos.

O bilhete custa 100 coroas e só pode ser comprado online através do site regiojet.cz. A paragem de autocarro está localizada em frente ao hotel Courtyard Marriott, a cerca de 100 metros dos terminais.

Autocarros noturnos

As linhas especiais de autocarros noturnos e de eléctricos circulam em Praga entre as 23:45 e as 5:00. O metro não funciona durante a noite.

Os preços dos bilhetes são os mesmos que para o transporte diurno.

Existem dois autocarros noturnos para o aeroporto.

  • Rota 910 - vai para o centro (Karlovo náměstí, I. P. Pavlova, Pankrác) com uma frequência de 30 minutos. A viagem até à parte central da cidade demora cerca de 45 minutos.
  • Rota 907 - vai para o centro (Praça da República, Museu, Estação Ferroviária Principal) com uma frequência de 30 minutos (metade das ligações terminam na estação principal). A viagem para a zona central da cidade demora cerca de 50 minutos

Táxi

Os táxis são o transporte direto mais rápido para o centro da cidade e, especialmente à noite, a opção preferida. Praga é uma cidade muito segura mesmo durante a noite, no entanto, os transportes públicos noturnos para o aeroporto são demorados.

O operador oficial de táxis para o aeroporto é a UBER. Assim, o preço é conhecido antecipadamente e não pode haver desonestidade por parte dos motoristas.

Pode chamar um táxi através da aplicação móvel UBER ou na máquina no átrio das chegadas (zona de recolha de bagagens).

A viagem para o centro da cidade varia consoante o destino e a hora do dia. Quanto maior for a procura de táxis, maior será o preço.

O preço habitual para o centro da cidade é de 500 coroas a partir do aeroporto.

Regiojet para Karlovy Vary

A linha direta de autocarro de longa distância Regiojet Praga - Karlovy Vary também pára no aeroporto. A paragem situa-se em frente ao hotel Courtyard Marriott, a cerca de 100 metros dos terminais.

Os autocarros do aeroporto partem uma vez por hora, das 8:00 às 20:00 horas, e a viagem até Karlovy Vary demora menos de 2 horas.

O bilhete custa 189 coroas e só pode ser comprado online através do site regiojet.cz.

Krystof Hajek

Krystof é o editor-chefe do Cestee. É também um ávido viajante, com 574 voos e 73 países visitados.

Algumas das nossas hiperligações podem ser hiperligações de afiliados, das quais podemos receber uma comissão se o utilizador adquirir o serviço. Consulte a nossa página de política de publicidade.