Tallinn - qual é a melhor forma de viajar

Tallinn é uma cidade relativamente pequena e compacta, pelo que pode ir a pé para a maioria das atracções ou tirar partido da boa rede de eléctricos e autocarros. Os transportes são gratuitos para os residentes de Tallinn, mas é necessário comprar um bilhete.
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Transportes públicos - autocarros, tróleis e eléctricos
O sistema de transportes da cidade, constituído por autocarros, eléctricos e tróleis, é integrado e explorado por uma única empresa, a Tallinn TLT.
Pode ser um pouco confuso identificar as linhas individuais. O mesmo número (por exemplo, a linha 1) pode ter o mesmo percurso de elétrico, autocarro e trólei, mas cada um deles faz um percurso completamente diferente.
Bilhetes - preços e onde comprar
Pode escolher vários tipos de bilhetes para viajar em Talin, mas cada um deles pode ser adquirido de uma forma diferente.
- 1 hora - 2 euros
- Um bilhete para 60 minutos, durante os quais pode efetuar quantas transferências quiser entre meios de transporte.
- Pode utilizar o seu próprio cartão sem contacto, ligando-o a um leitor cor de laranja no interior do elétrico, autocarro ou trólei.
- QR-Ticket - pode ser comprado online em tallinn.pilet.ee, na aplicação móvel Pilet ou numa máquina de venda automática nas paragens de autocarro (por exemplo, no aeroporto ou na estação da Estónia), após o que tem de digitalizar o código QR no leitor localizado na primeira porta junto ao condutor.
- 24 horas - 5,50 eur
- 72 horas - 9 eur
- 120 horas - 11 eur
- Todos os bilhetes diários e de vários dias são válidos para o número de horas indicado a partir do momento da marcação e não apenas nos dias de calendário.
- Podem ser comprados online em tallinn.pilet.ee, basta digitalizar o código QR que chega ao seu e-mail na primeira porta após o embarque de cada vez.
- Pode ser carregado num cartão de plástico Ühiskaart, que pode ser adquirido por 3 euros nos minimercados R-Kiosk. Este cartão pode depois ser utilizado para carregar outros bilhetes ou dinheiro para pagar as tarifas em toda a Estónia. Pode devolver o cartão no R-Kiosk do aeroporto, da estação ferroviária ou do porto e receber 3 euros de volta.
- Apenas os bilhetes de 24 horas podem ser pagos com um cartão sem contacto, os limites diários de 5,50 euros são contados separadamente para cada dia de calendário (ou até às 4:00 da manhã do dia seguinte).
O pagamento dos bilhetes através da aplicação móvel Pilet (Google Play / App Store) só é possível se carregar um cartão de transporte, como um Ühiskaart, na aplicação, com exceção do bilhete de 2 euros, para o qual não é necessário um Ühiskaart.
Para informações pormenorizadas, visite tallinn.pilet.ee.
Horários e pesquisa de ligações
As principais linhas de eléctricos, autocarros e tróleis circulam normalmente a cada 8-10 minutos durante a semana, enquanto aos fins-de-semana circulam normalmente a cada 10-15 minutos.
Os transportes públicos funcionam aproximadamente das 5:15 às 23:30. Aos fins-de-semana, o serviço só começa entre as 5:30 e as 5:45.
Pode procurar as ligações por paragens iniciais e finais claramente no motor de busca: transport.tallinn.ee.
Os horários e mapas de percursos por número de linha podem ser encontrados no sítio Web oficial:
- Eléctricos - transport.tallinn.ee/#tram
- Autocarros - transport.tallinn.ee/#bus
- Trolleybuses - fora de serviço até 2026
Durante a noite, pode utilizar 6 linhas especiais de autocarros noturnos, ver horários e mapas: transport.tallinn.ee/#nightbus.
Paragens com sinalização
Todas as paragens de autocarros e tróleis estão sinalizadas.
Deve premir sempre o botão de paragem muito antes da paragem.
Táxi e aplicação móvel
Há um grande número de táxis clássicos em Talin, localizados principalmente no centro da cidade (o preço de embarque é de 5,5 euros e de 1,1 euros por 1 km).
Os preços dos táxis clássicos são sempre fixos e baseados no taxímetro:
- 5,50 eur - preço de embarque
- 1,10 eur - preço por 1 km
O pagamento pode ser sempre efectuado em dinheiro ou com cartão.
No entanto, as aplicações móveis são muito mais populares entre os turistas em Tallinn, especialmente a Bolt, que é da Estónia.
A Uber também funciona bem aqui.
Tanto a Bolt como a Uber têm uma grande cobertura aqui, e não terá de esperar mais de 10 minutos por um carro a qualquer hora do dia ou da noite.
Os preços são frequentemente mais baratos do que os dos táxis tradicionais.
Bicicletas e scooters partilhadas
Tallinn tem uma boa infraestrutura para ciclistas e, como a maior parte da cidade é plana, a partilha de bicicletas ou scooters é um meio de transporte popular aqui.
As seguintes aplicações funcionam em Tallinn:
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2 comentários
Vou esclarecer algumas coisas.
"Apenas os bilhetes de 24 horas podem ser pagos com um cartão sem contacto, os limites diários de 5,50 euros são contabilizados separadamente para cada dia." Na verdade, compra-se bilhetes individuais e, quando o dia de trabalho dos transportes públicos termina (das 4h00 às 4h00 do dia seguinte), estes são somados e é aplicado o limite diário de 5,50 euros.
"O pagamento de bilhetes através da aplicação móvel Pilet (Google Play / App Store) só é possível se carregar um cartão de transporte, como o Ühiskaart, na aplicação."
Isto não se aplica a um único bilhete QR, que NÃO precisa de ter um cartão carregado na aplicação pilet.ee para comprar. Também confirmei isto diretamente na pilet.ee. Ao digitalizar o código (no condutor), recomenda-se que desligue o NFC para que o leitor não leia algo que não deve.
Por que razão escrevi exatamente assim? Porque (a) alguém pode querer comprar um bilhete de 24 horas com um cartão num meio de transporte, e isso implica comprar um único bilhete e aplicar o limite diário, e (b) se uma pessoa aterra num aeroporto por volta da meia-noite e vai comprar um bilhete depois da meia-noite com o entendimento de que contará para o limite diário se o exceder, ficará desagradavelmente surpreendida por só contar a partir das 4 da manhã.
É possível carregar um bilhete de 72 horas no cartão? Ou tenho de comprar online por telefone?
Não leste o guia?
O cartão de pagamento só pode ser utilizado para as tarifas de 24 horas, em que não será cobrado mais de 5,50 euros por dia.
Se pretender utilizar a tarifa de 72h, deve adquiri-la separadamente, ver o conteúdo do guia acima dos comentários.