Onde e por que razão verifico a minha reserva de voo?

Verificar a reserva do voo é um dos procedimentos prévios à partida que todos os viajantes devem efetuar, independentemente da sua experiência anterior em matéria de viagens e de emissão de bilhetes. As informações sobre as alterações da reserva nem sempre chegam até si, pelo que é melhor tomar as suas próprias medidas.

Porquê verificar ativamente a sua reserva?

Recomendo que verifique o seu bilhete alguns dias ou horas antes da partida e algumas semanas após a compra, e não apenas em caso de erro de preço, erro de tarifa ou erro de bilhete.

Pode descobrir que o seu voo sofreu um atraso de algumas dezenas de minutos e, em seguida, verificar a validade da reserva e se vai efetivamente partir neste último dia.

Qual é a altura ideal para verificar a minha reserva?

Quando Porquê
Imediatamente após a compra Verificar se o seu nome está correto, verificar os voos
30 dias antes da partida as companhias aéreas podem alterar os horários dos voos
72 horas antes da partida controlo final antes da viagem
24 horas antes da partida check-in, preenchimento de documentos (número de passaporte)

Embora a companhia aérea seja obrigada a informá-lo quando um voo é alterado, nem sempre é esse o caso.

Por exemplo, na minha viagem à Tanzânia em outubro de 2025, não teria tido conhecimento do cancelamento do meu voo da Air Tanzania se não tivesse verificado ativamente a situação do meu voo 14 dias antes da partida.

Pode haver várias razões para não ter conhecimento de uma alteração de voo. As mais comuns são:

  • Comprou o voo através de um terceiro (uma agência como a Kiwi.com) - nem sempre existe uma boa comunicação entre a companhia aérea e a agência, pelo que também não terá conhecimento da alteração do voo
  • O e-mail de alteração de voo vai parar à sua pasta de "Spam"
  • Introduziu o e-mail errado quando comprou o voo
  • A companhia aérea contacta-o por telefone e você não atende um número desconhecido do estrangeiro

Comparar preços de voos em skyscanner.com

Onde posso verificar a minha reserva?

Para o fazer, só precisa de uma coisa - o código de reserva de 6 dígitos. Geralmente, é parecido com o RF3U7P e recebê-lo-á no seu e-mail de confirmação de compra.

Este número é mais comummente designado por código PNR, número de reserva ou número de confirmação. Cada companhia aérea ou agência dá-lhe um nome ligeiramente diferente.

No entanto, tenha em atenção que pode receber vários destes códigos.

Cada código é utilizado para comunicar com outra pessoa - um revendedor de bilhetes, um sistema global de reservas ou uma companhia aérea. Por isso, se o primeiro código não for detectado pela sua aplicação de verificação de bilhetes, não entre em pânico e tente encontrar outro código.

O último nome de um dos passageiros é introduzido juntamente com o código de reserva, sem acentos.

Sítio Web da companhia aérea

A melhor maneira de verificar a sua reserva de voo é no sítio Web da companhia aérea, onde poderá sempre ver quaisquer alterações.

Além disso, muitas vezes é possível selecionar serviços adicionais, como reservar um lugar específico ou adicionar bagagem, diretamente no sítio Web da companhia aérea.

  • O check-in só funciona com o código PNR da companhia aérea
  • se reservou o seu voo através de outro sítio Web (Kiwi.com, Trip.com, etc.), poderá não receber o código PNR da companhia aérea com o seu bilhete e não conseguirá iniciar sessão no sítio Web da companhia aérea
  • nos sítios Web das companhias aéreas, procure o seu início de sessão de reserva, geralmente sob os separadores Manage Booking, My Booking, My Trips etc.

Sugestão: Consulte o nosso sítio Web para obter informações completas sobre a companhia aérea - franquia de bagagem, serviços a bordo ou se o check-in em linha está disponível.

No sítio Web da agência de vendas em linha

Se comprou o seu voo através de um terceiro e não recebeu o código PNR da companhia aérea, só será possível verificar no sítio Web da agência através do seu próprio número de reserva.

A desvantagem é que, por vezes, só a companhia aérea tem informações válidas e poderá não conseguir ver quaisquer alterações ao verificar a sua reserva no sítio Web da agência de vendas em linha.

Ferramentas GDS

As ferramentas úteis de verificação de bilhetes extraem dados diretamente dos sistemas de distribuição global (GDS), a mesma base de dados utilizada, por exemplo, pelas companhias aéreas.

Pode utilizar estas ferramentas para ver o estado do seu bilhete, especialmente se não comprar o seu voo diretamente no sítio Web da companhia aérea, mas através de um intermediário (Kiwi, Expedia, MyTrip, Booking.com, etc.).

Alguns destes intermediários não fornecem diretamente um código PNR para aceder ao sítio Web da companhia aérea. No entanto, ao iniciar sessão nestas ferramentas, é frequente receber também o código PNR da companhia aérea, para que possa verificar a sua reserva diretamente com a companhia aérea.

Existem várias ferramentas GDS para verificar o seu bilhete:

A ferramenta Sistema GDS Exemplos de fornecedores
CheckMyTrip Amadeus Booking.com, Opodo, Expedia, Trip.com
ViewTrip Travelport Edreams, MakeMyTrip, Flight Centre

TripCase *

Sabre Tiket.com, Priceline, Lastminute.com

* O Tripcase.com não está operacional desde abril de 2025. Só pode verificar a sua reserva com o vendedor específico a quem comprou o bilhete se este permitir esta opção.

No entanto, os vendedores trabalham frequentemente com vários sistemas GDS, pelo que, se o seu código de reserva não funcionar com uma ferramenta, pode tentar outra. Os exemplos acima são de sistemas GDS preferidos, mas a Edreams, por exemplo, também utiliza frequentemente o Amadeus.

Como é que me inscrevo?

  • CheckMyTrip - checkmytrip.com
    • é necessário criar uma conta, iniciar sessão e descarregar a aplicação móvel
    • depois preencher o seu número de reserva + apelido
  • ViewTrip - viewtrip.travelport.com
    • só precisa do seu número de reserva + apelido

Combinação de voos com várias companhias aéreas

Se a sua viagem combinar várias companhias aéreas diferentes, cada uma delas pode ter o seu próprio PNR (número de reserva).

Por exemplo, na minha viagem de Praga para Zanzibar, voei com a Lufthansa e a Oman Air.

Todos os voos foram comprados como uma única reserva, mas o voo da Lufthansa de Praga para Frankfurt tinha um código PNR diferente do voo da Oman Air de Frankfurt FRA via Muscat MCT para Zanzibar ZNZ.

Neste caso, o e-mail de confirmação apresentava ambos os códigos para cada companhia aérea, pelo que pude verificar a totalidade da reserva nos sítios Web de ambas as companhias.

No entanto, esta não é sempre a regra. Por conseguinte, verifique sempre a sua reserva no sítio Web da companhia aérea com a qual reservou o voo diretamente. Todos os voos (incluindo os de outras companhias aéreas parceiras) devem ser aí apresentados.

No entanto, é provável que, por exemplo, só seja possível reservar uma seleção específica de lugares para voos com a companhia aérea cujo sítio Web está a verificar a sua reserva.

Perguntas mais frequentes

Como é que sei se tenho um bilhete emitido?

Quando verifica a sua reserva, introduz o código de reserva (código PNR).

Deverá ver os pormenores do voo e, nomeadamente, o número do bilhete (13 dígitos). Sem este número, o bilhete não é emitido!

Porque é que não consigo entrar no sítio Web da companhia aérea?

É provável que tenha o código PNR do revendedor (OTA) através do qual comprou o voo. Este número PNR é diferente do número de reserva da companhia aérea.

Outra possibilidade é que a sua viagem envolva várias companhias aéreas (está a voar num voo de ligação), em que, mais uma vez, cada companhia aérea pode ter o seu próprio código PNR. Neste caso, tente aceder ao sítio Web da outra companhia aérea.

E se a companhia aérea alterar o voo?

Tem direito a:

  • a uma nova reserva para um voo ou data diferente
  • um reembolso e o cancelamento do voo

Se viajar numa companhia aérea registada na UE ou num voo com origem na UE, tem também direito a uma compensação financeira.

Pedir uma indemnização aqui

Como posso obter informações sobre o meu transbordo?

Consulte os nossos guias do aeroporto, onde descrevemos os procedimentos de transferência com base na nossa própria experiência, mas também, por exemplo, os serviços do aeroporto ou como chegar ao centro da cidade.

O que mais devo verificar antes de viajar?

Inspire-se nos nossos guias de destinos, que apenas escrevemos sobre locais que visitámos pessoalmente.

Tem mais perguntas? Coloque-as nos comentários abaixo.

Ainda há perguntas?

Se tiver perguntas ou comentários sobre o artigo...

0 comentários

Iniciar sessão no Cestee

... a comunidade mundial de viajantes

Continuar com o Facebook

Ainda não tem a sua conta de viagem? Registe-se