Airbus A321neo (ATH-PRG) em classe executiva da Aegean Airlines

Há três anos que a companhia aérea nacional grega Aegean Airlines é a "minha" companhia aérea.
Tenho estado ocupado a acumular milhas para o seu programa de passageiro frequente Miles+Bonus, que é o caminho mais fácil para o estatuto Star Alliance Gold, bem como para opções de bilhetes-prémio muito baratos.
Comprar a classe executiva
A Aegean Airlines oferece um upgrade gratuito para a classe executiva aos membros do seu programa de passageiro frequente Miles+Bonus.
- 2x por ano para os membros Silver Miles+Bonus
- 4x por ano para os membros Gold Miles+Bonus
A condição é que o bilhete original em classe económica não tenha sido comprado com a tarifa mais barata Light e que o sucesso do upgrade esteja, obviamente, sujeito à disponibilidade atual de lugares.
No entanto, em rotas menos "comerciais" - como a rota Atenas-Praga - a probabilidade de um "upgrade" bem sucedido é bastante elevada.
Comprei um bilhete só de ida Rodes RHO - Atenas ATH - Praga PRG na tarifa Flex de uma viagem de negócios a Rodes de regresso a casa por 132 euros.
Um bilhete pago em classe executiva custar-me-ia 565 euros. Valerá a pena? Veja abaixo.
Verificar os preços da classe executiva em aegeanair.com
Só estou a pedir um upgrade no voo Atenas-Praga porque não quero desperdiçar um upgrade gratuito num voo doméstico curto em que o serviço é reduzido ao mínimo.
Cerca de 72 horas antes da partida, recebo a confirmação do meu upgrade para a classe executiva.
Check-in no aeroporto
Embora o meu primeiro voo de Rodes para Atenas seja em classe económica, graças ao meu estatuto Gold, posso utilizar o mesmo check-in que os passageiros da classe executiva.
Em Rodes, há um balcão claramente assinalado apenas para os passageiros da classe executiva e da Star Alliance Gold, e o check-in é muito civilizado e rápido.
Recebo uma etiqueta "Prioridade" na minha bagagem, mas tê-la-ia recebido sem o "upgrade", só por causa do estatuto Gold.
Os passageiros da classe executiva têm uma passagem rápida especial pela segurança em Rhodes, onde não espero nem um minuto.
A sala de espera no transbordo
A Aegean Airlines não tem um lounge em Rodes, mesmo para os membros Gold da Star Alliance.
Por isso, utilizo o meu plano Revolut Metal com DragonPass ilimitado e visito a sala de espera local. The Lounge.
Terei direito ao lounge principal da Aegean Airlines quando fizer uma escala de 2 horas em Atenas. Lembro-me que é um lounge acima da média em visitas anteriores, por isso estou ansioso por o visitar!
No entanto, quando vejo na aplicação Flightradar24, no momento do embarque para o voo Rodes-Atenas, que o nosso avião ainda não partiu de Atenas, torna-se claro para mim que não haverá nada do lounge quando mudarmos de avião.
O atraso final acabou por ser de 90 minutos, por isso saio do avião em Atenas e dirijo-me sem problemas para a porta de embarque do voo para Praga.
Não posso ir à sala de espera. No entanto, não me vou separar definitivamente do programa de passageiro frequente Miles+Bonus, pelo que haverá certamente uma oportunidade para uma análise.
- Sugestão: tem uma longa escala nocturna em Atenas? Fique no Sofitel Athens Airport ***** mesmo em frente ao terminal
Embarque - numa palavra: caos
O embarque é feito a partir das "portas de autocarro" do rés do chão. Como em qualquer visita ao maior aeroporto da Grécia, lamento que seja a companhia aérea com o principal hub em Atenas a ter um programa de passageiro frequente tão generoso. Não gosto desse aeroporto.
Observo com consternação que o pessoal do check-in está completamente resignado a tentar separar o amontoado desorganizado de pessoas em passageiros da classe económica e da classe executiva e a atribuir-me um lugar algures.
Normalmente, a Aegean Airlines faz um esforço para enviar carruagens separadas para a classe executiva aquando do embarque, mas hoje não foi esse o caso.
Sou um dos últimos a entrar no avião...
Cabina e lugares - a aborrecida "classe eurobusiness"
Vou voar para Praga num Airbus A321neo com 2 anos de idade, com o registo SX-NAM.
No entanto, mesmo nos aviões mais recentes, a Aegean Airlines não dispõe de lugares completos em classe executiva, mas, como talvez todas as companhias aéreas europeias, apenas da típica "classe executiva europeia".
Isto significa lugares normais de classe económica com um pouco mais de espaço para as pernas e um lugar central bloqueado.
O lugar não tem caraterísticas adicionais em relação aos lugares da classe económica na parte de trás - apoio de cabeça normal, mesa de refeições normal, compartimento para revistas de bordo normal e opção de reclinação normal.
Para além do espaço extra para as pernas, não há realmente nada de extraordinário.
Refrescos durante o voo
A principal vantagem da classe executiva, para além do lounge, que não tive oportunidade de experimentar, é a comida significativamente melhor do que na classe económica.
No entanto, será que isto também se aplica à Aegean Airlines? Esta companhia aérea oferece gratuitamente (para os padrões europeus) bebidas bastante generosas, mesmo na classe económica.
Mas posso afirmar com toda a responsabilidade que a comida é realmente muito melhor na classe executiva.
O menu está disponível no porta-luvas do lugar à sua frente desde o início.
Há um total de três serviços no voo de 2 horas para Praga.
Bebida de boas-vindas
Mas só há água, sumo ou vinho, sem frutos secos ou outros snacks.
Após a bebida de boas-vindas, recebemos uma toalha quente, o que também é um benefício extra em comparação com a classe económica.
Refeição principal
No voo da tarde, é servida uma refeição quente normal com uma entrada, uma sobremesa e uma seleção de bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
Todo o serviço principal é servido num único tabuleiro, o que é compreensível nos voos europeus de curta duração.
- Entrada - apenas uma opção: salada de beterraba com laranja, cenoura bebé e tzatiki. Já comi melhor, o sabor era extremamente insípido.
- Prato principal - duas opções: filetes de frango frito com puré de aipo ou peixe com tomate e batatas. Escolhi o peixe, mas também não fiquei particularmente impressionado com este prato, o sabor era novamente muito insípido.
- Sobremesa - apenas uma opção: halva de sêmola e queijo manouri. Este foi claramente o melhor de toda a refeição. Um excelente ponto de rebuçado.
Lanche antes do voo
Pode pedir refrigerantes, vinho, cerveja ou cocktails ilimitados antes da aterragem ou a qualquer momento após a refeição principal.
Também está disponível café ou chá.
Não são servidas pequenas refeições antes da chegada.
Opto por um cappuccino, apesar de já ser início da noite. Os conhecedores perdoar-me-ão esta falha.
Outros serviços a bordo e tripulação
Em comparação com a classe económica, apenas o wi-fi é gratuito.
Depois de fazer o check-in, basta introduzir o código de reserva, o sistema reconhece que se trata de um bilhete de classe executiva e disponibiliza a Internet gratuitamente.
A velocidade é boa para navegar na Internet, mas já não para fazer streaming de vídeos.
A tripulação foi provavelmente o ponto mais positivo de toda a experiência. A hospedeira experiente e o comissário de bordo muito jovem, por outro lado, foram perfeitos.
Equilibraram na perfeição o plano da prestabilidade e da naturalidade. O seu comportamento era muito profissional, mas simpático e natural.
A minha avaliação
Esta experiência em particular é difícil de classificar.
Só "gastei" um upgrade gratuito para a classe executiva, pelo que não me custou, de facto, nada a mais.
No entanto, se eu fosse um passageiro pagante ou tivesse comprado a classe executiva com milhas de passageiro frequente, teria ficado muito desiludido.
A cabina e os lugares são normais, como os da maioria das companhias aéreas europeias, o que significa que não vale mesmo a pena pagar mais 400 euros do que a tarifa normal de classe económica.
A comida estava abaixo da média do meu ponto de vista e a experiência de embarque foi absolutamente horrível.
E você? Vai pagar mais pela classe executiva na sua próxima viagem com a Aegean Airlines? Ou a sua experiência foi mais positiva?
Ainda há perguntas?
Se tiver perguntas ou comentários sobre o artigo...