Classe executiva do A320 da Condor (FRA-PRG) - a pior classe premium

Lugares em classe executiva

Quão grande é a diferença entre a classe executiva num voo de longo curso e num voo europeu de curta distância?

Isto pode ser ilustrado pela companhia aérea alemã Condor.

Descrevo como foi fantástico o voo de longo curso num Airbus A330-900ou na minha análise da classe executiva com um Prime Seat acoplado.

Comprar a classe executiva

O voo num Airbus A320 entre Frankfurt FRA e Praga PRG fazia parte de uma viagem de longo curso de Joanesburgo para Praga.

O bilhete total de ida custou 1 000 euros (+ 199 euros para o Prime Seat).

Se eu quisesse comprar um bilhete só de ida entre Frankfurt e Praga, normalmente o preço da classe executiva ronda os 340 euros.

Verificar os preços da classe executiva em condor.com

  • Itinerário: Frankfurt FRA - Praga PRG
  • Tempo de voo: 50 minutos
  • Lugar: 4F
  • Aeronave: Airbus A320, D-AICT (riscas azuis)

Lounge de ligação

Os passageiros da classe executiva da Condor podem utilizar gratuitamente qualquer sala de espera da Lufthansa em Frankfurt.

Utilizei o lounge standard da Lufthansa Business na porta de embarque "A".

Os lounges da Lufthansa em Schengen estão bastante abaixo da média em termos de comida e espaço. Além disso, tendem a estar extremamente cheias nas horas de ponta (especialmente de manhã e ao início da noite).

Embarque - não há embarque prioritário

Enquanto o embarque no voo anterior de Joanesburgo foi completamente separado para os passageiros da classe económica e da classe executiva, não houve embarque prioritário em Frankfurt.

O embarque começou sem anúncios prévios, por ordem de chegada.

Não estava à espera disto na Alemanha, mas enfim. Há coisas piores no mundo.

Cabina e lugares - classe económica lowcost

Estou resignado com o facto de os passageiros não encontrarem verdadeiros lugares de classe executiva nos voos na Europa.

Mas enquanto a maioria das outras companhias aéreas tem pelo menos uma cortina para separar visualmente a classe executiva da classe económica, não é esse o caso nos aviões da Condor.

Não existe qualquer cortina ou outra separação visual da cabina entre a 4ª e a 5ª filas que dividem as duas classes.

Os lugares da classe executiva são exatamente iguais aos da classe económica. Mesmo o espaçamento não é maior do que na classe económica.

Os lugares da classe executiva não são ajustáveis de forma alguma - o encosto não pode ser reclinado um centímetro!

A única diferença é o lugar do meio bloqueado, que fica sempre desocupado. Mas enquanto noutras companhias aéreas este lugar é fisicamente bloqueado, por exemplo, por uma mesa, na Conodor é apenas uma almofada.

Isto é que é um verdadeiro negócio de baixo custo!

Refrescos a bordo

A única vantagem de voar em classe económica é a comida.

A comida é gratuita na classe executiva, mesmo num voo curto como o Frankfurt-Praga.

Neste voo, que é um almoço, recebo primeiro uma sandes de carne assada (não há outra opção) e um refrigerante (optei apenas por água).

Depois da "refeição principal", ainda recebemos duas trufas de chocolate, absolutamente fabulosas, há que dizê-lo!

Outros serviços a bordo

E é tudo.

Nos voos europeus, não existem outros serviços disponíveis para os passageiros da classe executiva, para além das bebidas.

O Wi-fi é cobrado da mesma forma que na classe económica.

A única ligeira diferença é que recebe automaticamente um guardanapo refrescante com a sua refeição.

Para além disso, tem um limite de peso mais elevado - pode transportar gratuitamente até 30 kg de bagagem.

Pode saber quais são os limites de bagagem noutras classes e quais são as dimensões máximas da bagagem de mão na nossa página de bagagem da Condor.

A minha avaliação

Por um preço que é normalmente 3 a 5 vezes superior ao da classe económica, é realista que apenas tenha a bagagem de porão extra incluída, uma baguete, uma bebida e uma sala de espera no aeroporto.

Deixo ao critério de cada um de vós decidir se faz sentido comprar a classe executiva da Condor apenas para voos europeus.

Eu certamente não compraria um voo desses.

No entanto, penso que a grande maioria dos meus companheiros de classe executiva no voo Frankfurt-Praga, tal como eu, estavam a fazer voos de longo curso e este voo era apenas um pequeno salto de seguimento.

E comprar um voo de longo curso em classe executiva já faz definitivamente sentido, como pode ver na minha análise do voo JNB-FRA.

Procurar um voo em classe executiva em condor.com

Ainda há perguntas?

Se tiver perguntas ou comentários sobre o artigo...

1 comentário

Iniciar sessão no Cestee

... a comunidade mundial de viajantes

Continuar com o Facebook

Ainda não tem a sua conta de viagem? Registe-se