Classe executiva do A320 da Condor (FRA-PRG) - a pior classe premium

Quão grande é a diferença entre a classe executiva num voo de longo curso e num voo europeu de curta distância?
Isto pode ser ilustrado pela companhia aérea alemã Condor.
Descrevo como foi fantástico o voo de longo curso num Airbus A330-900ou na minha análise da classe executiva com um Prime Seat acoplado.
Comprar a classe executiva
O voo num Airbus A320 entre Frankfurt FRA e Praga PRG fazia parte de uma viagem de longo curso de Joanesburgo para Praga.
O bilhete total de ida custou 1 000 euros (+ 199 euros para o Prime Seat).
Se eu quisesse comprar um bilhete só de ida entre Frankfurt e Praga, normalmente o preço da classe executiva ronda os 340 euros.
Verificar os preços da classe executiva em condor.com
- Itinerário: Frankfurt FRA - Praga PRG
- Tempo de voo: 50 minutos
- Lugar: 4F
- Aeronave: Airbus A320, D-AICT (riscas azuis)
Lounge de ligação
Os passageiros da classe executiva da Condor podem utilizar gratuitamente qualquer sala de espera da Lufthansa em Frankfurt.
Utilizei o lounge standard da Lufthansa Business na porta de embarque "A".
Os lounges da Lufthansa em Schengen estão bastante abaixo da média em termos de comida e espaço. Além disso, tendem a estar extremamente cheias nas horas de ponta (especialmente de manhã e ao início da noite).
- Sugestão: tem uma ligação nocturna em Frankfurt? Fique no Sheraton Frankfurt Airport Hotel ****, mesmo em frente ao terminal.
Embarque - não há embarque prioritário
Enquanto o embarque no voo anterior de Joanesburgo foi completamente separado para os passageiros da classe económica e da classe executiva, não houve embarque prioritário em Frankfurt.
O embarque começou sem anúncios prévios, por ordem de chegada.
Não estava à espera disto na Alemanha, mas enfim. Há coisas piores no mundo.
Cabina e lugares - classe económica lowcost
Estou resignado com o facto de os passageiros não encontrarem verdadeiros lugares de classe executiva nos voos na Europa.
Mas enquanto a maioria das outras companhias aéreas tem pelo menos uma cortina para separar visualmente a classe executiva da classe económica, não é esse o caso nos aviões da Condor.
Não existe qualquer cortina ou outra separação visual da cabina entre a 4ª e a 5ª filas que dividem as duas classes.
Os lugares da classe executiva são exatamente iguais aos da classe económica. Mesmo o espaçamento não é maior do que na classe económica.
Os lugares da classe executiva não são ajustáveis de forma alguma - o encosto não pode ser reclinado um centímetro!
A única diferença é o lugar do meio bloqueado, que fica sempre desocupado. Mas enquanto noutras companhias aéreas este lugar é fisicamente bloqueado, por exemplo, por uma mesa, na Conodor é apenas uma almofada.
Isto é que é um verdadeiro negócio de baixo custo!
Refrescos a bordo
A única vantagem de voar em classe económica é a comida.
A comida é gratuita na classe executiva, mesmo num voo curto como o Frankfurt-Praga.
Neste voo, que é um almoço, recebo primeiro uma sandes de carne assada (não há outra opção) e um refrigerante (optei apenas por água).
Depois da "refeição principal", ainda recebemos duas trufas de chocolate, absolutamente fabulosas, há que dizê-lo!
Outros serviços a bordo
E é tudo.
Nos voos europeus, não existem outros serviços disponíveis para os passageiros da classe executiva, para além das bebidas.
O Wi-fi é cobrado da mesma forma que na classe económica.
A única ligeira diferença é que recebe automaticamente um guardanapo refrescante com a sua refeição.
Para além disso, tem um limite de peso mais elevado - pode transportar gratuitamente até 30 kg de bagagem.
Pode saber quais são os limites de bagagem noutras classes e quais são as dimensões máximas da bagagem de mão na nossa página de bagagem da Condor.
A minha avaliação
Por um preço que é normalmente 3 a 5 vezes superior ao da classe económica, é realista que apenas tenha a bagagem de porão extra incluída, uma baguete, uma bebida e uma sala de espera no aeroporto.
Deixo ao critério de cada um de vós decidir se faz sentido comprar a classe executiva da Condor apenas para voos europeus.
Eu certamente não compraria um voo desses.
No entanto, penso que a grande maioria dos meus companheiros de classe executiva no voo Frankfurt-Praga, tal como eu, estavam a fazer voos de longo curso e este voo era apenas um pequeno salto de seguimento.
E comprar um voo de longo curso em classe executiva já faz definitivamente sentido, como pode ver na minha análise do voo JNB-FRA.
Ainda há perguntas?
Se tiver perguntas ou comentários sobre o artigo...
Devido à alteração do sistema de preços por segmentos do Grupo LH para voos de prémio, tive alguns voos C pela Europa. O que tenho a dizer é que os lugares são absolutamente o menor dos problemas. O problema são as diferenças marginais no serviço. Nalguns lugares, o embarque é prioritário, noutros, é-se "rebanho". Em Zurique, fui retirado do avião por uma carrinha separada, enquanto que noutros lugares me espremo com outras pessoas num autocarro. Para não falar do serviço a bordo. Secção de negócios separada, excelente serviço e comida no mesmo voo e o oposto no mesmo voo uma semana depois. O facto de alguns lounges serem trágicos é outra história (gosto de Frankfurt, especialmente do lounge Panorama). Se o comprar à última hora por 12k. Miles + 2000,- extra para 2 segmentos tão bons, mas não entendo como alguém pode pagar 1000 € ou mais por isso ...