Lufthansa Business Class A319 (PRG-MUC)
Em outubro de 2025, viajámos de Praga para Nova Iorque para experimentar a nova Lufhansa Allegris Business Class num Airbus A350.
Estávamos a fazer uma ligação em Munique para um voo de longo curso, por isso estávamos a olhar para um dos voos mais curtos da rede da Lufthansa, um voo de 266 km de Praga para Munique.
Quanto serviço em classe executiva é possível obter em cerca de 30 minutos de tempo de voo?
Comprar a classe executiva
O voo em Airbus A319 entre Praga PRG e Munique MUC fazia parte de uma viagem de longo curso para Nova Iorque.
Paguei o bilhete com as minhas milhas do programa Miles+Bonus da Aegean Airlines, cujos pormenores são abordados nesta análise.
Se eu quisesse comprar um bilhete só de ida entre Praga e Munique, normalmente o preço da classe executiva ronda os 330 euros.
Verificar os preços da classe executiva em lufthansa.com
- Praga PRG - Munique MUC
- Tempo de voo: 35 minutos
- 1D
- Aeronave: Airbus A319, D-AIBK
Check-in no aeroporto
O check-in é efectuado apenas no aeroporto de Praga, não há zona de trânsito em Munique.
Já estamos no aeroporto 3,5 horas antes da partida, mas como a Lufthansa tem várias partidas diárias de Praga, o check-in é possível durante todo o dia.
Não esperamos nem um minuto no balcão prioritário e a nossa bagagem é despachada até ao nosso destino final.
Sala Erste e embarque
Os passageiros da classe executiva que viajam com a Lufthansa podem utilizar gratuitamente o lounge Erste em Praga, mas apenas se o lounge não estiver cheio, o que acontece com bastante frequência.
O lounge está abaixo da média dos grandes aeroportos europeus e descrevo-o em pormenor na análise do Erste Lounge.
O embarque é normalizado por zona e a ordem de embarque é rigorosamente respeitada.
Embarcámos na zona 2, uma das primeiras a embarcar.
Cabina e lugares - clássicos europeus
Vale a pena descrever em pormenor a classe executiva de um voo europeu?
Quase todas as companhias aéreas são iguais. Os lugares são iguais aos da classe económica, mas com a diferença de que o lugar do meio fica sempre desbloqueado e desocupado.
A Lufthansa não é diferente.
Nos voos europeus, os passageiros da classe executiva não recebem qualquer kit de amenidades ou outros serviços extra.
Comida durante um voo de 30 minutos
Embora não esperasse nada dos assentos e do conforto, estava muito curioso em relação ao serviço.
O voo de Praga para Munique é muito curto e, literalmente, apenas alguns minutos no ar.
Depois de a tripulação se ter safado com o primeiro serviço - ou seja, uma pequena garrafa de água - fiquei convencido de que a comida seria reduzida ao mínimo absoluto e que, no máximo, receberíamos uma caixa de chocolates.
Mas, no final, fiquei agradavelmente surpreendido.
Imediatamente após o embarque no nível de voo, temos direito a um serviço completo. Infelizmente não há escolha, por isso todos recebem salmão com uma saborosa quiche e mousse de chocolate.
Para além disso, há um consumo ilimitado de bebidas alcoólicas e não alcoólicas - limitado, claro, pelo tempo de voo muito curto.
Antes da aterragem, ainda recebemos um pequeno chocolate elegante.
A minha avaliação
O produto duro, ou seja, os assentos e a cabina, não merece qualquer classificação. A este respeito, na classe executiva, em comparação com a classe económica, só tem direito a um lugar gratuito ao seu lado.
No entanto, fiquei agradavelmente surpreendido com as bebidas num voo tão curto.
O serviço foi muito profissional e a tripulação conseguiu servir todos os passageiros da classe executiva, incluindo o serviço de repetição de bebidas, mesmo com poucos minutos de voo.
É claro que não vale a pena pagar em classe executiva num voo de Praga para Munique, mas como ligação num voo de longo curso, para mim é um produto que não impressiona, mas também não ofende.
Que outros voos já experimentámos?
Compare o aspeto da classe executiva regional noutras companhias aéreas ou noutras rotas e aviões nas nossas outras avaliações.
Já temos estas críticas de topo no sítio:
- Aegean Airlines, Airbus A321or, Athéhy-Praga
- Smartwings, Boeing 737 MAX 8, Praga-Salala
- Condor, Airbus A320, Frankfurt-Praga
Estes voos estão previstos para os próximos meses:
- Egyptair, Airbus A320neo, Cairo-Munique
- Lufthansa, Airbus A320neo, Munique-Cairo
- ITA Airways, Airbus A321neo, Cairo-Roma
Ainda há perguntas?
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Tenho uma impressão semelhante da minha experiência com a LH e a Swiss Business em voos de curta distância - e, na verdade, vendo os preços relativamente baixos da Business na Europa, por vezes, quem pode apreciar (e justificar) a combinação de sala de espera, embarque prioritário (sim, isso não é nada), a sensação de um serviço mais personalizado, a segurança de um lugar livre ao seu lado e, mais importante ainda, uma comida melhor e mais "completa" e, sobretudo, bagagem com uma franquia elevada (se for isso que precisa), penso que a "executiva europeia" pode, por vezes, valer bem o dinheiro e as milhas. Isto é especialmente verdade se se tratar de um voo de ligação, o que significa um lounge extra na ida e o mesmo no regresso. Os entusiastas dos voos podem combinar deliberadamente várias ligações - mas isso também custa algumas taxas adicionais. Com a Swiss, achei o negócio do voo curto até um pouco melhor (bem, também era um pouco mais longo do que o voo de/para MUC), principalmente devido à possibilidade de reservar online com antecedência a partir de uma gama muito mais vasta de opções, mesmo a partir de ZRH. Se tiveres dinheiro (dinheiro, milhas ou ambos), experimenta, pois é uma mais-valia devido à sensação agradável de ter desfrutado de algo extra :-)