Kangia Classic Helicopter - voo sobre um fiorde de gelo na Gronelândia

Kangia Classic Helicopter Tour

Ilulissat é a cidade mais visitada da Gronelândia - um fiorde de 40 km de beleza etérea, encimado pelo segundo glaciar mais produtivo do mundo.

E as melhores vistas do fiorde de gelo de Ilulissat são, sem dúvida, do ar.

Pela primeira vez na minha vida, sentei-me num helicóptero e experimentei a lendária excursão de helicóptero Kangia - uma experiência de 1,5 horas com uma breve paragem na foz do glaciar para o fiorde.

Como reservar um voo e quanto custa

Os voos turísticos de helicóptero são operados pelo braço charter da Air Greenland e devem ser sempre reservados online, de preferência através do sítio Web oficial arcticexcursions.com/helicopter-tour-kangia-classic.

A boa notícia é que os helicópteros também voam nos meses de verão (abril, maio e outubro) e não apenas de junho a setembro. Eles voam todos os dias, exceto aos domingos, 3 a 5 vezes por dia.

O Kangia Helicopter Classic é provavelmente a atividade mais cara que pode pagar na Gronelândia (sem contar com as caminhadas de vários dias no interior).

O preço é o mesmo, independentemente da época e das datas, e para uma pessoa custa 540 euros.

Mas se pensarmos que se trata de ir de A a B? Nem pensar. Esta é uma experiência única que não se repetirá.

Tempo incerto e reservas de última hora

Voar de manhã ou à tarde? Quando é que a luz vai estar melhor? E o mais importante! O que é que acontece com o tempo? Depois de reservar um voo, não o pode cancelar, a não ser que a própria companhia aérea o cancele (por exemplo, devido a más condições de voo).

O problema é que não existem praticamente previsões meteorológicas fiáveis a longo prazo na Gronelândia.

As previsões relevantes só funcionam com 1, no máximo 2 dias de antecedência. E se vou pagar 540 euros por uma experiência destas, gostaria que a experiência não fosse estragada por mau tempo no final, não é verdade?

Mas se deixar a reserva para o último minuto, haverá lugares disponíveis?

É um dilema difícil.

Acabei por não aguentar e reservei o voo com 5 dias de antecedência, ainda em Otava, no Canadá, por onde viajei para a Gronelândia.

Na verdade, era desnecessário. Havia lugares disponíveis no dia do voo, mas eu estava na Gronelândia na época baixa, no final de maio, e especialmente durante julho e agosto, os lugares podem esgotar.

No entanto, o piloto disse-me que, normalmente, mesmo durante as férias de verão, não há problema em reservar um voo 1 a 2 dias antes da partida, o que eu faria de certeza da próxima vez.

Fiz a reserva através da já mencionada arcticexcursions.com.

Dia D: nublado e neve

A previsão do tempo 5 dias antes da partida, quando reservei a viagem, prometia céu limpo, sol e sem vento.

Na véspera do voo, a previsão já apontava para um céu muito nublado e, de manhã, acordei com vento, nuvens cinzentas e neve ocasional.

Mas nada é tão mau como parece à primeira vista.

Uma viagem sem problemas até ao aeroporto

Seguindo as instruções do e-mail, o ponto de encontro é mesmo em frente ao escritório da agência World of Greenland, no centro de Ilulissat ( aqui).

Escolhi o primeiro voo da manhã, às 9:00, e o encontro no centro da cidade é sempre 30 minutos antes da partida prevista.

Sou o primeiro e, como se veio a verificar mais tarde, o único a estar no local. Um luxo!

Sou recebido por uma rececionista simpática, há água e café gratuitos no interior, mas não espero 5 minutos até aparecer um motorista e a sua carrinha.

Demora cerca de 10 minutos a chegar ao aeroporto de Ilulissat, de onde partem os voos regulares e os voos turísticos.

Na sala de embarque, o motorista e eu esperamos que o piloto do helicóptero venha buscar-me quando o helicóptero estiver pronto.

Não tenho de passar por nenhum controlo de segurança.

Helicóptero só para mim - lugar ao lado do piloto

Com um ligeiro atraso, o piloto vai buscar-me ao átrio do aeroporto e eu sou, de facto, o único participante no voo da manhã.

Enquanto caminhamos pela pista, o piloto dá-me instruções sobre o percurso e, quando chegamos ao novo e reluzente helicóptero Airbus AS350, ele também recebe instruções de segurança pormenorizadas.

Agradeço mentalmente ao destino o facto de ter reservado o primeiro voo da manhã e de estar verdadeiramente sozinho.

O helicóptero foi concebido para 5 passageiros - o melhor lugar é mesmo ao lado do piloto, já percebi. Os outros 4 lugares são na fila de trás, mas apenas 2 passageiros se sentam junto à janela e os outros 2 sentam-se no meio.

O interior é pequeno, pelo que a vista é possível a partir dos lugares do meio, mas o lugar ao lado do piloto é simplesmente o melhor de todos!

Uma vez sentado, fico surpreendido com o conforto dos bancos e com o espaço que tenho para as pernas.

Pouco antes da descolagem, tenho de colocar um auricular com microfone para poder comunicar com o piloto.

Ainda na pista, o piloto garante-me que posso filmar e tirar fotografias de tudo durante o voo.

Um voo surpreendentemente confortável no tempo ártico

Ao ligar os motores, o helicóptero estremece ligeiramente, mas é surpreendentemente silencioso.

Já fiz mais de 720 voos em aviões convencionais, mas esta é a minha primeira vez num helicóptero, por isso estou muito curioso para ver como me sinto.

Estamos a sair do chão! E mesmo quando tiro um pouco o auricular, o nível de ruído é agradavelmente baixo.

Durante os primeiros 10 segundos de voo, mantemo-nos perto do solo e dirigimo-nos para a pista. Depois começa!

O helicóptero inclina-se para a frente e estamos a subir abruptamente. Que sensação incrível! Sinto a potência do rotor, mas também me apercebo de como o voo é incrivelmente confortável.

Não há vibração, não há turbulência. Nem na descolagem, nem durante o voo, nem na aterragem.

A previsão do tempo de ontem à noite não mentiu. Estamos a entrar em céu nublado, os primeiros flocos de neve estão a aparecer nos vidros, mas as janelas são obviamente aquecidas, por isso, apesar disso, a vista através delas é boa.

Estamos a manter-nos logo abaixo das nuvens, por isso também não estou a perder as vistas deslumbrantes do Icefjord.

Aterramos no glaciar.

O voo até ao fiorde demora cerca de 30 minutos. Depois disso, aterramos à vista do glaciar Jacobshavn. Aqui, pela primeira vez, lamento um pouco o mau tempo, pois a massa branca de gelo contra o céu cinzento-branco mistura-se um pouco.

Aterramos na parte rochosa da montanha, onde há uma pausa de 30 minutos durante a qual posso andar livremente pela zona.

O terreno é confortável para caminhar, mas é definitivamente uma boa ideia usar botas de inverno. Está a começar a nevar e a temperatura está a descer abaixo dos -3 °C.

Quase não se consegue ver o glaciar, mas mesmo assim estou absolutamente entusiasmado. Teria sido melhor se tivesse havido sol, mas isto tem o ambiente certo para o Ártico!

Estou a andar à volta do helicóptero, a filmar, a tirar fotografias e, pelo meio, converso com o piloto sobre o seu trabalho e a sua vida na Gronelândia.

O piloto garante-me que, se tiver frio, posso esconder-me no helicóptero a qualquer momento. Não há necessidade de estar fora durante os 30 minutos, mas aproveito-os ao máximo.

O voo de regresso com os espectaculares círculos

O tempo está a melhorar um pouco, pelo menos no sentido em que as nuvens estão mais altas e está a parar de nevar.

O voo de regresso é feito pelo lado oposto (sul) do fiorde e demora novamente cerca de 30 minutos.

Será que vale a pena descrever a paisagem incrivelmente etérea? Julgue por si próprio:

A cidade de Ilulissat já está à vista, e há um grande bloco de gelo onde o fiorde entra na Baía de Disko. Muito maior do que todos os outros.

O piloto aponta-o e pergunta-me se posso fazer uma curva mais acentuada à volta dele. Claro que sim!

Foi um ótimo final de voo.

Durante a aterragem no aeroporto de Ilulissat, fico mais uma vez contente por ter o meu lugar privilegiado mesmo ao lado do piloto, porque ele tem a pista só para ele.

A viagem de regresso ao hotel

No terminal do aeroporto, o motorista e a sua carrinha estão novamente à minha espera.

Posso escolher onde quero ser levado, o transfer está incluído para qualquer hotel da cidade.

Vou descer no centro porque quero fazer mais compras de postais e lembranças e o hotel Icefiord onde estou hospedado fica a cerca de 15 minutos a pé do centro.

Valeu a pena?

O tempo não estava ótimo. O preço de 540 euros por uma atividade de 1,5 horas é bastante elevado. Então, valeu mesmo a pena?

Não tenho muito tempo para pensar nisso. Sem dúvida!

O primeiro voo de helicóptero da minha vida, as vistas de uma paisagem que também nunca tinha visto na minha vida e caminhar ao alcance de um glaciar são simplesmente experiências que nunca me vão ser tiradas.

E é por isso que viajamos, não é?

Dicas práticas para o fim

  • Leve apenas uma mochila pequena que caiba entre as pernas (bebidas, máquina fotográfica, telemóvel).
  • Não precisa de imprimir a sua reserva nem de mostrar os seus documentos - basta comunicar o seu nome no escritório do centro.
  • O ideal é usar roupa à prova de vento, pois é frequente o vento forte no glaciar.
  • Não é necessário calçado para caminhadas, pois o terreno à volta do local de aterragem do glaciar é confortável para caminhar

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