Kangia Classic Helicopter - voo sobre um fiorde de gelo na Gronelândia

Ilulissat é a cidade mais visitada da Gronelândia - um fiorde de 40 km de beleza etérea, encimado pelo segundo glaciar mais produtivo do mundo.
E as melhores vistas do fiorde de gelo de Ilulissat são, sem dúvida, do ar.
Pela primeira vez na minha vida, sentei-me num helicóptero e experimentei a lendária excursão de helicóptero Kangia - uma experiência de 1,5 horas com uma breve paragem na foz do glaciar para o fiorde.
Como reservar um voo e quanto custa
Os voos turísticos de helicóptero são operados pelo braço charter da Air Greenland e devem ser sempre reservados online, de preferência através do sítio Web oficial arcticexcursions.com/helicopter-tour-kangia-classic.
A boa notícia é que os helicópteros também voam nos meses de verão (abril, maio e outubro) e não apenas de junho a setembro. Eles voam todos os dias, exceto aos domingos, 3 a 5 vezes por dia.
O Kangia Helicopter Classic é provavelmente a atividade mais cara que pode pagar na Gronelândia (sem contar com as caminhadas de vários dias no interior).
O preço é o mesmo, independentemente da época e das datas, e para uma pessoa custa 540 euros.
Mas se pensarmos que se trata de ir de A a B? Nem pensar. Esta é uma experiência única que não se repetirá.
Tempo incerto e reservas de última hora
Voar de manhã ou à tarde? Quando é que a luz vai estar melhor? E o mais importante! O que é que acontece com o tempo? Depois de reservar um voo, não o pode cancelar, a não ser que a própria companhia aérea o cancele (por exemplo, devido a más condições de voo).
O problema é que não existem praticamente previsões meteorológicas fiáveis a longo prazo na Gronelândia.
As previsões relevantes só funcionam com 1, no máximo 2 dias de antecedência. E se vou pagar 540 euros por uma experiência destas, gostaria que a experiência não fosse estragada por mau tempo no final, não é verdade?
Mas se deixar a reserva para o último minuto, haverá lugares disponíveis?
É um dilema difícil.
Acabei por não aguentar e reservei o voo com 5 dias de antecedência, ainda em Otava, no Canadá, por onde viajei para a Gronelândia.
Na verdade, era desnecessário. Havia lugares disponíveis no dia do voo, mas eu estava na Gronelândia na época baixa, no final de maio, e especialmente durante julho e agosto, os lugares podem esgotar.
No entanto, o piloto disse-me que, normalmente, mesmo durante as férias de verão, não há problema em reservar um voo 1 a 2 dias antes da partida, o que eu faria de certeza da próxima vez.
Fiz a reserva através da já mencionada arcticexcursions.com.
Dia D: nublado e neve
A previsão do tempo 5 dias antes da partida, quando reservei a viagem, prometia céu limpo, sol e sem vento.
Na véspera do voo, a previsão já apontava para um céu muito nublado e, de manhã, acordei com vento, nuvens cinzentas e neve ocasional.
Mas nada é tão mau como parece à primeira vista.
Uma viagem sem problemas até ao aeroporto
Seguindo as instruções do e-mail, o ponto de encontro é mesmo em frente ao escritório da agência World of Greenland, no centro de Ilulissat ( aqui).
Escolhi o primeiro voo da manhã, às 9:00, e o encontro no centro da cidade é sempre 30 minutos antes da partida prevista.
Sou o primeiro e, como se veio a verificar mais tarde, o único a estar no local. Um luxo!
Sou recebido por uma rececionista simpática, há água e café gratuitos no interior, mas não espero 5 minutos até aparecer um motorista e a sua carrinha.
Demora cerca de 10 minutos a chegar ao aeroporto de Ilulissat, de onde partem os voos regulares e os voos turísticos.
Na sala de embarque, o motorista e eu esperamos que o piloto do helicóptero venha buscar-me quando o helicóptero estiver pronto.
Não tenho de passar por nenhum controlo de segurança.
Helicóptero só para mim - lugar ao lado do piloto
Com um ligeiro atraso, o piloto vai buscar-me ao átrio do aeroporto e eu sou, de facto, o único participante no voo da manhã.
Enquanto caminhamos pela pista, o piloto dá-me instruções sobre o percurso e, quando chegamos ao novo e reluzente helicóptero Airbus AS350, ele também recebe instruções de segurança pormenorizadas.
Agradeço mentalmente ao destino o facto de ter reservado o primeiro voo da manhã e de estar verdadeiramente sozinho.
O helicóptero foi concebido para 5 passageiros - o melhor lugar é mesmo ao lado do piloto, já percebi. Os outros 4 lugares são na fila de trás, mas apenas 2 passageiros se sentam junto à janela e os outros 2 sentam-se no meio.
O interior é pequeno, pelo que a vista é possível a partir dos lugares do meio, mas o lugar ao lado do piloto é simplesmente o melhor de todos!
Uma vez sentado, fico surpreendido com o conforto dos bancos e com o espaço que tenho para as pernas.
Pouco antes da descolagem, tenho de colocar um auricular com microfone para poder comunicar com o piloto.
Ainda na pista, o piloto garante-me que posso filmar e tirar fotografias de tudo durante o voo.
Um voo surpreendentemente confortável no tempo ártico
Ao ligar os motores, o helicóptero estremece ligeiramente, mas é surpreendentemente silencioso.
Já fiz mais de 720 voos em aviões convencionais, mas esta é a minha primeira vez num helicóptero, por isso estou muito curioso para ver como me sinto.
Estamos a sair do chão! E mesmo quando tiro um pouco o auricular, o nível de ruído é agradavelmente baixo.
Durante os primeiros 10 segundos de voo, mantemo-nos perto do solo e dirigimo-nos para a pista. Depois começa!
O helicóptero inclina-se para a frente e estamos a subir abruptamente. Que sensação incrível! Sinto a potência do rotor, mas também me apercebo de como o voo é incrivelmente confortável.
Não há vibração, não há turbulência. Nem na descolagem, nem durante o voo, nem na aterragem.
A previsão do tempo de ontem à noite não mentiu. Estamos a entrar em céu nublado, os primeiros flocos de neve estão a aparecer nos vidros, mas as janelas são obviamente aquecidas, por isso, apesar disso, a vista através delas é boa.
Estamos a manter-nos logo abaixo das nuvens, por isso também não estou a perder as vistas deslumbrantes do Icefjord.
Aterramos no glaciar.
O voo até ao fiorde demora cerca de 30 minutos. Depois disso, aterramos à vista do glaciar Jacobshavn. Aqui, pela primeira vez, lamento um pouco o mau tempo, pois a massa branca de gelo contra o céu cinzento-branco mistura-se um pouco.
Aterramos na parte rochosa da montanha, onde há uma pausa de 30 minutos durante a qual posso andar livremente pela zona.
O terreno é confortável para caminhar, mas é definitivamente uma boa ideia usar botas de inverno. Está a começar a nevar e a temperatura está a descer abaixo dos -3 °C.
Quase não se consegue ver o glaciar, mas mesmo assim estou absolutamente entusiasmado. Teria sido melhor se tivesse havido sol, mas isto tem o ambiente certo para o Ártico!
Estou a andar à volta do helicóptero, a filmar, a tirar fotografias e, pelo meio, converso com o piloto sobre o seu trabalho e a sua vida na Gronelândia.
O piloto garante-me que, se tiver frio, posso esconder-me no helicóptero a qualquer momento. Não há necessidade de estar fora durante os 30 minutos, mas aproveito-os ao máximo.
O voo de regresso com os espectaculares círculos
O tempo está a melhorar um pouco, pelo menos no sentido em que as nuvens estão mais altas e está a parar de nevar.
O voo de regresso é feito pelo lado oposto (sul) do fiorde e demora novamente cerca de 30 minutos.
Será que vale a pena descrever a paisagem incrivelmente etérea? Julgue por si próprio:
A cidade de Ilulissat já está à vista, e há um grande bloco de gelo onde o fiorde entra na Baía de Disko. Muito maior do que todos os outros.
O piloto aponta-o e pergunta-me se posso fazer uma curva mais acentuada à volta dele. Claro que sim!
Foi um ótimo final de voo.
Durante a aterragem no aeroporto de Ilulissat, fico mais uma vez contente por ter o meu lugar privilegiado mesmo ao lado do piloto, porque ele tem a pista só para ele.
A viagem de regresso ao hotel
No terminal do aeroporto, o motorista e a sua carrinha estão novamente à minha espera.
Posso escolher onde quero ser levado, o transfer está incluído para qualquer hotel da cidade.
Vou descer no centro porque quero fazer mais compras de postais e lembranças e o hotel Icefiord onde estou hospedado fica a cerca de 15 minutos a pé do centro.
Valeu a pena?
O tempo não estava ótimo. O preço de 540 euros por uma atividade de 1,5 horas é bastante elevado. Então, valeu mesmo a pena?
Não tenho muito tempo para pensar nisso. Sem dúvida!
O primeiro voo de helicóptero da minha vida, as vistas de uma paisagem que também nunca tinha visto na minha vida e caminhar ao alcance de um glaciar são simplesmente experiências que nunca me vão ser tiradas.
E é por isso que viajamos, não é?
Dicas práticas para o fim
- Leve apenas uma mochila pequena que caiba entre as pernas (bebidas, máquina fotográfica, telemóvel).
- Não precisa de imprimir a sua reserva nem de mostrar os seus documentos - basta comunicar o seu nome no escritório do centro.
- O ideal é usar roupa à prova de vento, pois é frequente o vento forte no glaciar.
- Não é necessário calçado para caminhadas, pois o terreno à volta do local de aterragem do glaciar é confortável para caminhar
Ainda há perguntas?
Se tiver perguntas ou comentários sobre o artigo...
Já estive em Gronsko antes, mas infelizmente não gostei desse ponto de vista. O preço é uma verdadeira raquete, mas deve ter sido uma experiência única. Muito obrigado pela vossa opinião!