Islândia - tudo sobre aluguer de automóveis

Papagaio-do-mar de dentes grossos

Se não quiser passar as suas férias na Islândia apenas em Reiquiavique ou pagar somas muito elevadas por excursões organizadas em autocarro (muitas vezes mais do que alugar um carro), os seus primeiros passos após a aterragem serão na agência de aluguer de automóveis. Não conhecerá a Islândia sem um carro.

Onde, quando e como reservar um carro na Islândia

Ao reservar um carro na Islândia, o preço depende principalmente da época do ano. Não faz muita diferença reservar 14 dias ou 5 meses antes da viagem (embora a reserva antecipada lhe dê a possibilidade de obter um preço ligeiramente mais baixo). Os preços de aluguer no inverno e no verão variam muitas vezes até três vezes.

Para reservar, recomendamos que utilize o motor de comparação da maioria das empresas de aluguer de automóveis, que ordenará os resultados de acordo com os critérios escolhidos:

Os viajantes têm boas experiências com empresas de aluguer como a IceRentalCars, Europcar ou Budget. Outra empresa de aluguer popular é a Geysir, que declara diretamente nos seus termos e condições que aceita cartões de débito. Todas estas empresas podem ser filtradas através do sítio Web booking.com acima mencionado.

Preços de aluguer de automóveis na Islândia

O aluguer de automóveis na Islândia não é dos mais baratos da Europa. O preço depende da duração do período de aluguer (quanto mais longo for o período de aluguer, mais barato será o preço do aluguer diário), mas principalmente da estação do ano... Seguem-se alguns exemplos de preços. Para maior clareza, apresentamos os preços convertidos em euros.

  • Aluguer semanal de verão (carro pequeno): a partir de 720 eur
  • Aluguer semanal verão (4x4): a partir de 940 eur
  • Aluguer semanal inverno (carro pequeno): a partir de 210 eur
  • Aluguer semanal inverno (4x4): a partir de 400 eur
  • Reservar um carro em booking.com

Na Islândia, é geralmente um pouco mais barato alugar diretamente em Reiquiavique, e mais caro no aeroporto. Se quiser ver Reiquiavique durante pelo menos um dia e não se importar de apanhar um autocarro público do aeroporto para a cidade, alugar no centro da cidade pode sair-lhe mais barato. Deve ter-se em conta que um bilhete de autocarro só de ida custa 15 euros, pelo que alugar um carro teria de ser pelo menos 29 euros mais barato no centro, sendo que a diferença aumenta ainda mais se viajar com mais pessoas.

Leia sempre em pormenor as condições de aluguer e, especialmente, o seguro, que também pode encontrar no sítio Web Booking.com. Algumas empresas de aluguer incluem o seguro no preço final, noutros casos terá de pagar um suplemento, entre 5 eur e 20 eur por dia, dependendo do tipo de carro e da duração do aluguer.

Carta de condução internacional e outros documentos

A Islândia não faz parte da União Europeia, mas, mesmo assim, os cidadãos da UE não precisam de obter uma carta de condução internacional antes de viajar. A empresa de aluguer aceitará uma carta de condução de qualquer país da UE ou do EEE.

Os viajantes provenientes de destinos fora da UE necessitam de uma carta de condução internacional.

As empresas de aluguer de automóveis exigem normalmente um cartão de crédito para alugar um automóvel. Algumas empresas também permitem alugar um automóvel com um cartão de débito, mas em condições menos favoráveis ou com um depósito muito elevado, frequentemente superior a 1 000 euros. No entanto, há excepções, como é o caso de Geysir, que não exige cartão de crédito.

Preços da gasolina

A gasolina é mais cara na Islândia do que na Europa continental e significativamente mais cara do que na América do Norte. Em média, os preços são 30% mais elevados do que na Europa e cerca de 110% mais elevados do que na América do Norte.

Os preços oscilam em euros entre 1,90 eur e 2,10 eur por litro de gasolina.

Como é que funcionam as estações de serviço na Islândia?

A densidade das estações de serviço não é tão elevada como na Europa continental. As bombas de gasolina encontram-se nas grandes cidades, nunca fora da cidade e raramente nas aldeias. Por isso, especialmente em viagens mais longas pela Islândia, não ande a "fumos".

Se alugar um carro elétrico, não precisa de se preocupar. Há muito mais pontos de carregamento para carros eléctricos na Islândia do que postos de abastecimento convencionais, e estão muitas vezes localizados em cidades muito pequenas, longe da civilização.

A gasolina normal é designada por "95", enquanto o gasóleo é conhecido nas bombas por "Diesel". Os preços são por litro de gasolina.

Todas as estações de serviço na Islândia são self-service. Depois de conduzir o seu carro até à bomba de gasolina, saia e seleccione no visor o montante em coroas islandesas que pretende abastecer.

Quando se abastece, o fornecimento de gasolina pára automaticamente quando se atinge o montante que se introduziu.

Se desejar encher o depósito, seleccione a opção "Cheio" no ecrã, altura em que o abastecimento de gasolina parará à sua escolha. Neste caso, o montante será debitado no seu cartão assim que encher o depósito.

A maior parte das estações de serviço dispõe igualmente de uma loja de conveniência onde pode pagar a gasolina em dinheiro.

As casas de banho das estações de serviço são geralmente gratuitas. Por outro lado, a comida, as bebidas e os doces são significativamente mais caros nas estações de serviço da Islândia do que nos supermercados (2 a 3 vezes o preço).

Estacionamento

Estacionar na Islândia não é, de facto, um problema. Afinal de contas, num país com uma densidade populacional tão baixa, não pode ser. A exceção é a capital, Reiquiavique, onde o estacionamento no centro é cobrado (normalmente cerca de 190 isk por hora), mas mesmo aqui é possível encontrar estacionamento gratuito nas principais atracções.

Trânsito e regras de trânsito

A condução na Islândia faz-se pela direita.

As regras são muito semelhantes às de outros países europeus. Não há necessidade de se preparar para qualquer situação complicada.

Velocidades máximas

Na Islândia, aplicam-se os seguintes limites de velocidade.

  • Na aldeia - 50 km/h, mas em muitos sítios a velocidade é reduzida para 30 km/h
  • Fora da aldeia, em estradas pavimentadas - 90 km/h
  • Fora da aldeia, em estradas de gravilha - 80 km/h

As velocidades nas aldeias são muitas vezes medidas, quer por patrulhas da polícia, quer por radares fixos.

Rotundas

As rotundas são muito comuns nas cidades islandesas e nos principais cruzamentos fora das cidades.

Se uma rotunda tiver duas faixas de rodagem (o que é especialmente comum em Reiquiavique), o veículo na faixa interior tem sempre o direito de passagem sobre o veículo na faixa exterior.

Numa rotunda, é obrigado a utilizar os sinais de mudança de direção da seguinte forma:

  • Se estiver a sair da rotunda pela primeira saída, deve piscar a direita antes de entrar na rotunda.
  • Se sair pela segunda saída (ou seja, se for de facto seguir em frente no cruzamento), pisca a direita a partir do nível da primeira saída.
  • Se sair pela saída da esquerda (última saída), pisca-se à esquerda antes de entrar na rotunda. Só ao nível da penúltima saída é que muda para a direita.

Prioridade de condução

Na Islândia, o direito de passagem à direita aplica-se nos cruzamentos não assinalados. Encontrará tais cruzamentos especialmente nas cidades.

Nos troços em que o limite de velocidade é fixado por lei ou por sinais de trânsito em 60 km/h, é obrigado a permitir que o autocarro saia da paragem sem restrições.

Nos cruzamentos, os peões têm sempre prioridade sobre os veículos a motor.

Outras regras

Quais são as outras regras de trânsito úteis?

  • Não é tolerado qualquer nível deálcool no sangue .
  • Falar ao telefone enquanto se conduz é estritamente proibido e está frequentemente sujeito a controlos policiais.
  • As luzes são obrigatórias em todas as alturas do dia (durante o dia em caso de baixa visibilidade, durante a noite em caso de alta visibilidade).
  • É estritamente proibidoconduzir fora das estradas marcadas.

Densidade do tráfego e qualidade das estradas

Não existem auto-estradas na Islândia.

Os condutores islandeses são, na maioria dos casos, atenciosos e cumprem as regras. Poderá encontrar trânsito intenso no centro de Reiquiavique, mas, de resto, conduzir na Islândia é mais uma experiência relaxante em estradas vazias.

Estradas rurais

Devido à escassa população da Islândia, é de esperar muitas estradas de gravilha poeirentas. Mesmo nos 1.340 km da principal estrada circular que circunda a ilha ("Ring Road"), poderá encontrar pequenos troços não pavimentados no leste do país.

Neste contexto, é aconselhável verificar as condições das empresas de aluguer, uma vez que algumas delas proíbem a circulação de veículos sem tração às quatro rodas em estradas não pavimentadas. Se desrespeitar esta proibição e tiver um acidente ou danos no seu carro numa secção de gravilha, será automaticamente responsável pelo montante total dos danos.

Também é importante lembrar que muitas atracções naturais não podem ser acedidas sem um SUV todo-o-terreno. O principal problema não é tanto as estradas de cascalho, que são geralmente transitáveis para carros convencionais, mas especialmente os muitos vaus de rio que são muito comuns em áreas remotas da Islândia.

De um modo geral, no entanto, não terá qualquer problema em percorrer a Islândia num carro convencional, mesmo quando percorrer o chamado Círculo Dourado. A informação sobre se uma determinada atração é ou não acessível de carro convencional está também descrita nos detalhes dos locais a visitar na Islândia.

Sítio Web oficial road.is

Uma excelente ferramenta para planear viagens de carro na Islândia é o sítio Web oficial do governo islandês road.is, que fornece informações completas sobre a atual transitabilidade das estradas, mapas de estradas pavimentadas e de gravilha e muito mais.

Outro sítio claro é o safetravel.is com informações semelhantes e muitas vezes mais bem executadas sobre como viajar na Islândia.

Conduzir no inverno

Conduzir na Islândia durante o inverno também tem as suas especificidades. Apenas as estradas realmente importantes das principais cidades são mantidas e, mesmo assim, sem sal. Por isso, prepare-se para conduzir frequentemente sobre neve compactada. As estradas são ladeadas por postes altos cor de laranja que delimitam a berma da estrada.

Se for à Islândia no inverno, conte com o facto de que vai conduzir quase 100% na neve. Além disso, uma grande percentagem de estradas rurais, que não conduzem a zonas permanentemente povoadas mas apenas a atracções turísticas, estão fechadas no inverno. E o inverno na Islândia significa normalmente o período de outubro a finais de maio.

Portagens

As estradas, os túneis e as pontes da Islândia são todos gratuitos, com uma única exceção.

Trata-se do segundo túnel mais longo da Islândia, o túnel Vaðlaheiðagöng, com 7,5 km, situado no norte do país, perto de Akureyri. Situa-se na estrada circular principal número 1. Paga-se 1 500 isk para atravessar o túnel. A portagem só pode ser paga em linha em veggjald.is/en/pricing.

A portagem pode ser paga, no máximo, 24 horas antes da viagem planeada e, no máximo, 24 horas depois de a viagem ter sido efectuada. O túnel é vigiado por CCTV e, se não pagar, será enviada uma carta de reclamação para o endereço do proprietário do veículo (normalmente uma empresa de aluguer de automóveis), acrescida de uma taxa administrativa de 400 isk. As empresas de aluguer de automóveis debitam automaticamente esta taxa no seu cartão de crédito.

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