O seu voo da KLM foi cancelado ou sofreu um atraso de 2 horas ou mais? Então tem direito a uma indemnização até 600 euros por pessoa.
Pode pedir a indemnização diretamente à companhia aérea ou, de forma simples e gratuita, a agências especializadas.
A indemnização ao abrigo do Regulamento CE 261 aplica-se a todos os voos operados pela KLM.
Voo atrasado com a KLM
Se o atraso no aeroporto de partida for igual ou superior a 2 horas, a KLM deve fornecer-lhe bebidas gratuitas proporcionais à duração do atraso.
Se o atraso no aeroporto de chegada for igual ou superior a 3 horas, tem igualmente direito a uma compensação financeira de 250 a 600 euros, consoante a distância entre os dois aeroportos.
Só tem direito a uma indemnização financeira se a culpa do atraso for da KLM. Pode ler mais sobre este assunto no artigo Indemnização por atrasos de voos.
Distância | Atraso | Indemnização |
---|---|---|
até 1 500 km | 3h+ | 250 euros |
1 500 a 3 500 km | 3h+ | 400 eur |
mais de 3 500 km | 3h+ | 300 eur |
mais de 3 500 km | 4h+ | 600 eur |
Voo cancelado com a KLM
Se a KLM cancelar o seu voo mais de 14 dias antes da partida, tem direito a uma alteração gratuita da data ou a um reembolso do preço original do bilhete.
No entanto, se o voo for cancelado menos de 14 dias antes da partida, tem também automaticamente direito a uma compensação financeira até 600 euros.
Mais uma vez, a indemnização só será devida se a companhia aérea cancelar o voo e não devido a circunstâncias imprevistas.
Leia mais sobre este assunto no artigo Indemnização por cancelamento de voos.
Onde pedir a indemnização
A KLM dispõe de um formulário de contacto especial para a indemnização em ryanair.com/eu-261.
No entanto, as companhias aéreas tentam muitas vezes evitar a indemnização ignorando e mentindo durante todo o processo de pedido, pelo que deve contactar diretamente a agência.