O que fazer se a companhia aérea alterar ou cancelar o seu voo
Apesar do facto de as companhias aéreas tentarem seguir os horários dos voos tanto quanto possível, as alterações ou mesmo os cancelamentos de voos são uma prática relativamente comum.
A aviação depende de muitos factores, tais como atrasos nas entregas de novos aviões por parte dos fabricantes ou mesmo apenas mau tempo durante o qual é impossível voar.
Já passámos por muitas alterações e cancelamentos em primeira mão e, neste artigo, vamos partilhar as nossas experiências consigo.
Como é que fico a saber de uma alteração ao meu voo?
A companhia aérea é sempre obrigada a informar os passageiros de quaisquer alterações logo que delas tenha conhecimento.
Normalmente, recebe a informação no e-mail que introduziu quando comprou o seu bilhete (verifique regularmente a sua pasta de spam), por vezes a companhia aérea também envia uma mensagem para o seu número de telefone.
Se a companhia aérea tiver uma aplicação móvel, recomendamos que a descarregue - por vezes, as notificações de alteração de voo também são enviadas como notificações através da aplicação.
No entanto, vale a pena verificar a sua reserva manualmente de vez em quando, quer no sítio Web da companhia aérea, quer junto do retalhista com quem reservou o voo.
Como o fazer? Descrevemos como o fazer no artigo Verificar reservas de voos.
Alteração do horário do voo ou cancelamento?
Na prática, deparar-se-á com duas situações: mudança de horário ou cancelamento total de um voo.
Por vezes, podem ser apenas alguns minutos, outras vezes o voo pode até ser transferido para outra data.
Menos frequentemente, há um cancelamento total do voo. No entanto, o procedimento neste caso é mais ou menos o mesmo que para uma mudança de horário.
Em alguns casos, pode ser indemnizado por uma alteração de voo até 600 euros:
- se voar a partir de um aeroporto da UE em qualquer companhia aérea
- se voar para qualquer lugar com uma companhia aérea registada na UE
- se a companhia aérea o informar da alteração menos de 14 dias antes da partida e se chegar ao seu destino com mais de 3 horas de atraso
- Para obter instruções pormenorizadas, consulte Como obter uma indemnização por um voo atrasado?
Alteração mais de um dia antes da partida
Na maioria das vezes, as alterações aos horários e tempos de voo ocorrem entre 1-3 meses antes da partida.
Neste caso, tem três opções:
- Não fazer nada. Se a mudança de horário for apenas cosmética (frequentemente +- 10 minutos) ou se se sentir mais confortável com os novos horários do que com os antigos, não faça nada. De qualquer modo, a companhia aérea voltará a reservá-lo automaticamente no novo voo. Algumas companhias aéreas exigem a confirmação desta alteração através de uma hiperligação que normalmente enviam por correio eletrónico.
- Procurar um itinerário diferente. Se os novos horários não forem do seu agrado, mas também precisar de voar, a companhia aérea deve oferecer-se para mudar para outro itinerário, por vezes mesmo para outra companhia aérea.
- Obter o seu dinheiro de volta. Se os novos horários não forem adequados para si e não precisar de voar, pode pedir o cancelamento de todo o voo e um reembolso total.
Encontrar outra rota
Algumas das principais companhias aéreas permitem que os passageiros encontrem um voo alternativo na sua aplicação móvel ou na Web (através de uma ligação enviada no e-mail de alteração do voo), ou que façam automaticamente uma nova reserva num voo alternativo.
Se não ficar satisfeito com a nova reserva automática, deve contactar a companhia aérea e solicitar uma alteração alternativa.
A minha experiência pessoal com a Lufthansa (e outras companhias do grupo LH, como a Austrian e a Swiss) é excelente no que respeita à forma como as companhias aéreas abordam as alterações de voos. Consegui sempre encontrar o voo de substituição na aplicação.
As regras de alteração de reserva para outro voo não são universais e cada companhia aérea tem as suas própriasregras. Mas, na prática, elas se aplicam:
- a companhia aérea tem de o levar ao seu destino o mais rapidamente possível.
- oferecer um voo alternativo gratuito
- tratar você mesmo da alteração da reserva para outra companhia aérea parceira
- no caso de reembolsos, deve sempre oferecer dinheiro real e não apenas créditos para futuras compras de bilhetes
Por outro lado, a companhia aérea pode não cumprir estes requisitos:
- adiar a hora do voo para que passe o tempo inicialmente previsto no destino
- remarcar um voo para uma cidade completamente diferente (algumas companhias aéreas permitem-no, como a Wizz Air)
Especialmente com as grandes companhias aéreas, há muito mais flexibilidade - têm mais voos e mais companhias aéreas parceiras para as quais também o podem reencaminhar.
A variabilidade tende a ser menor nas companhias aéreas de baixo custo ou nas companhias aéreas muito pequenas.
Reagendamento no aeroporto
As companhias aéreas podem cancelar ou atrasar um voo mesmo minutos antes da partida prevista.
A razão mais comum é o mau tempo ou uma falha técnica no avião.
Neste caso, a alteração do seu bilhete de avião é fácil - tratará sempre com o pessoal da companhia aérea diretamente no local.
A companhia aérea tem de arranjar um voo alternativo para o seu destino final, seja numa rota diferente com outras companhias ou talvez um dia mais tarde. Neste caso, a companhia aérea também é obrigada a fornecer refeições e um hotel.
- ℹ️ Neste sítio Web, descrevemos a nossa experiência de deslocação do aeroporto para o centro da cidade e recomendamos as principais atracções a visitar em todo o mundo.
Como posso contactar a companhia aérea?
Estas são as formas mais comuns de contactar uma companhia aérea:
- ✅ por telefone
- na grande maioria dos casos, a solução mais rápida
- muitas vezes a única solução possível, pois muitas companhias aéreas não permitem qualquer outro contacto
- algumas companhias aéreas (tive uma má experiência com a Air Mauritius, por exemplo) não dispõem de uma linha telefónica gratuita, pelo que não tem outra alternativa senão telefonar para o estrangeiro a preços elevados
- através de uma aplicação web/mobile
- especialmente as grandes companhias aéreas permitem-lhe frequentemente mudar através de "Gerir reserva", etc., onde pode escolher o voo por si próprio
- para as companhias aéreas mais pequenas, esta opção não está normalmente disponível
- através das redes sociais
- se não lhe apetecer telefonar, pode tentar contactar os perfis oficiais das companhias aéreas no Facebook / Messenger / Instagram
- por vezes, os agentes das companhias aéreas respondem rapidamente e conseguem resolver o problema (tive uma boa experiência com a TAP)
- no entanto, esta opção nem sempre está disponível e nem sempre funciona de forma fiável
- e-mail
- esta opção só é recomendada se tiver muito tempo antes da partida
- as companhias aéreas respondem frequentemente aos e-mails após algumas semanas ou nem sequer respondem
O que fazer em caso de falência da companhia aérea
Esta é uma situação em que o passageiro não tem quase nenhuns direitos.
- Deve organizar o seu próprio voo de substituição a expensas suas
- não receberá o seu dinheiro de volta da companhia aérea falida
- a sua única hipótese é pedir um "estorno" ao seu banco ou à entidade emissora do cartão ou fazer um seguro contra a falência da companhia
Perguntas mais frequentes
E se a alteração afetar apenas um segmento?
Pode solicitar uma alteração de toda a reserva e não apenas de um voo específico.
A companhia aérea pode transferir-me para uma ligação pior?
Sim, pode ser-lhe oferecida uma alternativa com uma companhia aérea inferior (por exemplo, com pior espaçamento entre lugares). Se a alteração não for do seu agrado, pode pedir à companhia aérea que lhe ofereça outra alternativa, se disponível.
Posso recusar as alterações propostas?
Sim, se nenhuma alternativa lhe convier, pode recusar tudo e pedir um reembolso total.
Ainda há perguntas?
Se tiver perguntas ou comentários sobre o artigo...
Penso que faltam aqui algumas informações: 1. se comprar através de um revendedor, tem de resolver o problema através do revendedor, a não ser que a alteração tenha ocorrido no dia da partida (+ provavelmente algumas excepções), 2. a possibilidade de telefonar gratuitamente ou a preços baixos para companhias aéreas estrangeiras, tal como aconteceu no Skype de boa memória, 3. a possibilidade de obter parte do preço do bilhete de volta no downgrade, 4. Menção de uma abordagem proactiva, ou seja, encontrar voos alternativos e sugeri-los ao agente em linha, em vez de esperar que ele próprio os apresente, o que pode acelerar a resolução do problema, 5. pormenores sobre as alterações de voos cancelados/alterados em regime de self-service na Wizzair e na Ryanair (aeroportos alternativos, datas, etc.).