Comentários Condor Prime Seat A330neo (JNB-FRA) - a melhor classe executiva?

Assento principal

Quando a Condor alemã apresentou a classe executiva do Airbus A330-900neo em 2022, ficou imediatamente claro para mim que tinha de a experimentar!

Para uma companhia aérea de férias, foi um grande passo que causou agitação no sector das companhias aéreas. Porque tem um ótimo aspeto! Muito melhor do que a classe executiva de muitas das principais companhias aéreas...

A classe executiva da Condor é realmente uma das melhores da Europa? Experimentei-a por mim próprio em agosto de 2025. Também já utilizou a classe executiva da Condor e o que achou?

Verificar os preços da classe executiva em condor.com

Comprar a classe executiva

Demorei 3 anos até ter a oportunidade de experimentar a nova classe executiva. No entanto, ao planear uma viagem de regresso de uma viagem de negócios a Kuala Lumpur e às Maurícias, surgiu a oportunidade.

Para as minhas datas, o preço de um voo só de ida das Maurícias para Praga, via Frankfurt, era de 1 250 euros, o que é um preço razoável.

Mas acabei por encontrar uma oferta ainda melhor: Joanesburgo - Frankfurt - Praga por 1 000 euros. Fiquei satisfeito por poder prolongar a minha viagem por mais 3 dias, graças ao processamento de guias nos aeroportos sul-africanos.

Além disso, pode ganhar milhas de passageiro frequente da Alaska Airlines com a Condor, que é, para mim, a melhor aliança oneWorld FFP.

Comprei o meu bilhete 2 meses antes da partida diretamente em condor.com.

Logo quando escolho os meus lugares, pago 199 euros extra para Business Class Prime Seat. Continue a ler para saber qual é a diferença entre um lugar normal e um lugar Prime.

Check-in no aeroporto

Faço o check-in online 24 horas antes da partida, mas como viajo com bagagem registada, tenho de me deslocar ao balcão do aeroporto.

A Condor utiliza os balcões de check-in do Terminal B do JNB de Joanesburgo, que abrem 3,5 horas antes da partida.

Há balcões dedicados aos passageiros da classe executiva e não espero nem um minuto na fila.

Na classe executiva, há um limite de peso de 30 kg e a bagagem tem uma etiqueta de prioridade. Pode saber quais são os limites de bagagem noutras classes e quais são as dimensões máximas da bagagem de mão na nossa página de bagagem da Condor.

Recebo cartões de embarque até Praga, pelo que não tenho de sair da zona de trânsito em Frankfurt.

  • A nossa dica: pernoite no conforto do hotel InterContinental 5* mesmo em frente ao terminal do aeroporto de Joanesburgo

Salão Bidvest e embarque

Em Joanesburgo, a Condor utiliza o Bidvest Lounge no Terminal Internacional A.

É um lounge bastante acima da média para um lounge contratado, utilizado por muitas companhias aéreas e ao qual se acede através de um grande número de cartões de passageiro frequente e de crédito.

Os lugares são confortáveis, não tenho de esperar 15 minutos por um duche e a oferta gastronómica é bastante decente.

Vou falar mais pormenorizadamente na minha análise do Bidvest Lounge.

A menos de uma hora da partida, deixo o lounge e dirijo-me para a porta de embarque.

Existe uma zona de pré-embarque criada para os passageiros em negócios, numa área separada com lugares sentados.

O embarque é efectuado dentro do horário previsto e está muito bem organizado. Que mudança em relação à minha última viagem em classe executiva com a Aegean Airlines!

Cabina da classe executiva - óptima primeira impressão

No Airbus A330-900neo, a Condor tem 30 lugares em classe executiva em 8 filas e numa configuração 1-2-1.

A primeira fila contém 4 Prime Seat e o resto é composto por 26 lugares de classe executiva normais.

A primeira impressão é óptima.

Não escondo que o tipo de identidade "às riscas" que a Condor tem utilizado desde 2022 é o meu design preferido no sector das companhias aéreas.

As riscas são omnipresentes mesmo na classe executiva, mas toda a cabina tem um aspeto muito elegante graças à cor azul escura combinada com a imitação de madeira!

Amenity-kit e cesto de snacks

Os acessórios e as comodidades para tornar os voos mais agradáveis são parte integrante da classe executiva, especialmente em voos de longo curso.

Os passageiros do Prime Seat encontrarão estas comodidades no seu lugar:

  • Auscultadores com cancelamento de ruído para o IFE (mas pode utilizar os seus próprios auscultadores que se ligam ao monitor através de Bluetooth)
  • Saco pequeno - travel organizer
  • Amenity-kitque inclui:
    • Escova de dentes
    • máscara para os olhos
    • meias
    • Cosméticos Rituals - bálsamo labial de sebo de veado, creme para as mãos, hidratante facial, spray corporal

No escabelo encontrará outros equipamentos.

  • Chinelos
  • Almofada
  • Cobertor
  • Roupa de cama

Antes das refeições, a tripulação oferece sempre toalhas quentes e molhadas para limpar as mãos e o rosto.

Após a descolagem, a tripulação continua a oferecer pijamas (infelizmente, no meu voo, apenas estavam disponíveis pijamas de tamanho L/XL) e também um cesto muito agradável com vários snacks que os passageiros dos lugares normais não recebem.

Prime Seat vs. Standard Seat - Quais são as diferenças?

Vejamos agora qual é a diferença entre a primeira fila de lugares "Prime" e o resto da cabina.

Os bancos Prime têm as seguintes vantagens em relação aos bancos normais:

  • Espaço enorme - a distância entre os assentos é de 2 metros, em comparação com os 112 centros de um assento de negócios normal.
  • Apoio para os pés extra largo que também pode servir de assento para permitir uma refeição partilhada com o seu companheiro de viagem
  • Monitor IFE de maiores dimensões (24 polegadas contra 17 polegadas de um lugar normal)
  • Pequeno espaço de arrumação junto ao apoio para os pés (os lugares normais não têm este armário)

Lugar normal

Lugar Prime (mais fotografias em baixo)

Além disso, recebe ainda alguns pequenos mas agradáveis bónus adicionais em relação ao lugar normal:

  • Um cesto para snacks
  • Pijama
  • Kit de amenidades com produtos Riutals (apenas um kit de amenidades muito básico está disponível com o assento standard)

Opinião de Prime Seat - o melhor lugar no céu europeu?

Sento-me no meu lugar 2K e a primeira sensação é fantástica. Não me lembro de ter experimentado um lugar mais espaçoso na classe executiva.

O espaço para as pernas é verdadeiramente enorme, tanto em comprimento como em largura, graças ao enorme apoio para os pés. O assento é agradavelmente largo e suficientemente macio.

O prático cacifo junto ao apoio para os pés é ideal para guardar documentos de viagem ou cartões de embarque, por exemplo. Também pode acomodar um telefone.

Além disso, existe uma área de arrumação relativamente grande entre o banco e o corredor, mas sem cacifo com fechadura.

O funcionamento do banco é muito simples e intuitivo através dos botões tácteis sob o apoio de braços. É possível desdobrar rápida e facilmente o banco numa cama sem a ajuda da tripulação de cabina.

O assento também inclui uma ficha universal com portas USB-A e USB-C.

A mesa de jantar é sólida e estende-se com um clique na parte inferior. Como há muito espaço no Assento Prime, é possível deixar o assento em segurança com a mesa dobrada, o que é ótimo.

As primeiras impressões são perfeitas e posso afirmar com toda a convicção que o Prime Seat Condor, na sua forma clássica rebatível, é um dos melhores lugares de classe executiva em que já voei.

Comparando o lugar com o meu último voo de longo curso na classe executiva da Air India, a diferença não podia ser maior.

Dobrar o assento numa cama - como é que dormi?

Mas é claro que a coisa mais importante acontece entre o serviço principal e o pequeno-almoço da manhã, especialmente num voo noturno de longa duração.

A cama na classe executiva.

É muito simples dobrar o assento com o premir de um botão.

Antes disso, claro, vou à casa de banho vestir o meu pijama.

A cama tem 2 metros de comprimento e, graças à largura do Prime Seat, pode dormir confortavelmente em qualquer posição.

O cobertor é muito bonito, com o logótipo "Condor" e as típicas riscas.

Se o lugar estivesse separado do corredor por uma divisória, sentir-me-ia mais em Primeira Classe do que em Classe Executiva.

Comprar um voo em classe executiva em condor.com

Mas se estamos a falar de uma sensação de privacidade, esta é proporcionada mesmo sem um ecrã ou uma porta. Porque se nos deitarmos, não conseguimos ver a coxia e muito menos os outros passageiros.

Embora estivesse cheio de impressões e não quisesse mesmo dormir, acabei por adormecer sobre os Camarões e acordei após cerca de 6 horas sobre a Europa.

Não acordei uma única vez durante todo o tempo - uma óptima experiência!

Comida durante o voo

O lugar é ótimo, a cama é óptima, mas e o serviço e a qualidade da comida?

As bebidas são as mesmas para os passageiros dos lugares normais e dos lugares Prime.

Bebida de boas-vindas e amendoins

O primeiro serviço é prestado antes da descolagem, sob a forma de uma bebida de boas-vindas. Pode escolher entre vinho espumante, sumo ou água.

Como quase não bebo álcool quando viajo sozinho, opto pelo sumo de laranja.

Antes do início da viagem, estudo o menu impresso que está disponível em cada lugar.

Antes da refeição principal, comemos frutos secos e bebemos água.

O serviço principal

Aprecio muito o facto de o primeiro serviço vir praticamente imediatamente após o embarque, de modo a maximizar a oportunidade de dormir num voo noturno.

As entradas são variadas e incluem itens como camarões, courgette, hummus, pão e salada. No entanto, não há escolha - apenas uma opção de entrada está disponível.

A equipa é muito eficiente e atenciosa, e faz a colheita praticamente assim que eu acabo de ordenhar.

A refeição principal chega em poucos minutos. Há 3 pratos diferentes para escolher. Eu escolhi o salmão com arroz basmati.

Muito francamente. Não fiquei muito entusiasmado com a entrada nem com o prato principal.

Tanto o peixe como o arroz estavam bastante secos, por outro lado a porção era grande. Já comi pior, mas certamente já comi refeições muito melhores num avião.

Antes da sobremesa, recebi uma pequena tábua de queijos.

Mas o doce no final, sob a forma de uma tartelete de coco com cobertura de maracujá, é fabuloso!

Pequeno-almoço

Não é servido nenhum lanche a meio do voo, mas isso é compreensível numa rota nocturna. Pessoalmente, eu não teria usado o lanche a meio do voo - afinal de contas, nem sequer conseguiria comer todos os snacks do cupcake.

Cerca de uma hora antes da aterragem, é servido o pequeno-almoço.

Infelizmente, não há escolha - apenas uma variedade disponível.

O pequeno-almoço foi provavelmente o ponto mais fraco de todo o voo. As doses eram muito pequenas e extremamente desinteressantes do ponto de vista culinário.

Serviço de bordo e tripulação

Antes de mais, tenho de realçar o excelente trabalho da tripulação!

Conseguiram exatamente equilibrar a prestabilidade e um comportamento descontraído e casual ao mesmo tempo. A rapidez do serviço foi também absolutamente excelente, o que aprecio especialmente em voos noturnos, quando quero dormir o mais possível.

Sistema de entretenimento

O enorme monitor de 24 polegadas com resolução 4K tem as especificações de um sistema de entretenimento de primeira classe, e não apenas de classe executiva.

Mas o ponto alto é quando se folheia a oferta de filmes e programas de televisão.

Sinceramente, talvez nunca tenha experimentado uma oferta tão vasta, incluindo os filmes mais recentes da atualidade. Absolutamente perfeito!

O ecrã é tátil, mas como está a quase 2 metros de mim, existe um controlo remoto moderno. Na verdade, não é muito reativo e não é muito intuitivo.

Os monitores dos bancos de série têm apenas 17", mas ainda assim são de muito boa qualidade. A oferta de filmes e programas de televisão é idêntica.

Wi-fi

Para os passageiros da classe executiva, a Internet é gratuita durante todo o voo.

O Wi-fi funciona durante o voo ao nível do solo, ou seja, não durante a descolagem e a aterragem.

A velocidade da Internet varia consideravelmente em função do local onde o avião se encontra nesse momento. Utilizei a Internet para conversar. Também tentei trabalhar, mas foi praticamente impossível devido à fraca velocidade.

Todos os passageiros recebem, após a descolagem, um cartão com um código de acesso que devem introduzir para aceder ao wi-fi.

Casas de banho

Por cada 30 passageiros, há 3 casas de banho dedicadas apenas aos passageiros da classe executiva.

As casas de banho estavam sempre imaculadamente limpas e é possível obter um toalhete refrescante ou tampões para os ouvidos no cesto junto ao lavatório.

Conclusão - a Condor tem a melhor classe executiva da Europa?

Confesso que provavelmente não posso ser muito objetiva. A Condor é a minha marca de eleição graças ao seu design único às riscas.

E este sentimento só foi reforçado pela experiência absolutamente fantástica da classe executiva.

Vantagens

  • O Prime Seat é um dos melhores produtos duros da Europa (como assento e como cama)
    • até os assentos normais têm bom aspeto e estão acima da média
  • A moderna disposição dos lugares 1-2-1 proporciona muita privacidade
  • Ótimo sistema de entretenimento, comparável até ao IFE da Emirates
  • Tripulação profissional
  • Preços frequentemente baixos

Contras

  • Comida - o pequeno-almoço é o pior que já experimentei em classe executiva + má escolha (apenas 1 opção de entrada e pequeno-almoço)
  • Controlador do IFE algo pouco intuitivo
  • Kit de amenidades muito básico se viajar num lugar normal

A Condor tem a melhor classe executiva da Europa? Provavelmente haverá melhor, especialmente no que respeita à comida. Mas se tivermos em conta os preços frequentemente muito bons, os lugares absolutamente fantásticos e as tripulações com formação profissional, penso que concordará comigo que a classe executiva da Condor está definitivamente acima da média.

Como é que é a classe eurobusiness nas rotas regionais? Veja a minha análise do voo de Frankfurt para Praga.

Vale a pena pagar mais por ela Prime Seat?

Por último, vamos avaliar se eu pagaria 199 euros novamente por um lugar premium na primeira fila.

Os lugares Stadnard também me pareceram confortáveis, mas se for alto ou mais corpulento, penso que o suplemento para o Prime Seat não será de todo um desperdício de dinheiro.

Simplesmente, há muito mais espaço em comprimento e largura.

Claro que provavelmente não pagaria 199 euros por um pijama, um cesto extra de doces e um melhor kit de amenidades, mas pagaria pelo conforto.

E você, pagaria mais por um lugar Prime?

Verificar os preços da classe executiva em condor.com

Ainda há perguntas?

Se tiver perguntas ou comentários sobre o artigo...

0 comentários

Iniciar sessão no Cestee

... a comunidade mundial de viajantes

Continuar com o Facebook

Ainda não tem a sua conta de viagem? Registe-se