Lufthansa Allegris Business Class A350 (MUC-EWR)
A nova classe executiva Allegris da Lufthansa prometia revolucionar o conforto nos voos de longo curso. Testei-a na rota Munique-Newark em outubro de 2025 e aqui estão as minhas impressões completas - desde os lugares até à qualidade da comida.
O nosso destino final foi Nova Iorque, onde posteriormente testámos o icónico hotel The Plaza - pode encontrar a nossa análise completa aqui.
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Uma variedade bizarra de tipos de lugares - a maioria mediante pagamento
A classe executiva da Allegris tem sido um pouco controversa desde o início. De facto, existem 5 tipos de lugares diferentes na cabina normal da classe executiva, a maioria dos quais com um custo adicional.
Isto é muito invulgar na classe executiva. Sim, por exemplo, na companhia aérea rival Condor, pode pagar um suplemento para obter um assento Prime mais espaçoso, que experimentei num voo JNB-FRA em agosto de 2025, mas continua a ser apenas um tipo de assento extra.
Com a Lufthansa, só pode escolher um tipo de lugar gratuitamente durante a compra ou o check-in online, e os outros 4 tipos são extra.
- Classic Seat - Lugares de coxia "A" e "H
- sem custos adicionais
- Privacy Seat - Lugares standard à janela com mais privacidade (o corredor está mais afastado do que os lugares "Clássico" ou "Cama extra-longa")
- custo adicional de 140 eur a 170 eur
- Extra Long Bed Seat - Lugares de corredor "D" e "G
- o assento rebatido tem 2,2 metros de comprimento, todos os outros tipos têm 1,9 metros de comprimento
- suplemento de 140 eur a 170 eur
- Extra Space Seat - bancos "E", banco único no meio
- compartimentos de arrumação significativamente aumentados
- suplemento de 170 eur a 230 eur
- Suite - 4 lugares na 1.ª fila
- cubículos separados com parede bloqueável entre o lugar e o corredor
- estes lugares assemelham-se mais à Primeira Classe de outras companhias aéreas
- suplemento de 500 eur a 600 eur
Comprar um bilhete
Decidi que estava na altura de começar a queimar milhas do programa de passageiro frequente Miles+Bonus na companhia aérea grega Aegean Airlines. Um bilhete de ida de Praga, via Munique, para Nova Iorque custou 55.000 milhas + cerca de 430 euros de taxas.
Estávamos a viajar a dois, mas eu também queria ter a segurança de um lugar à janela.
Por isso, não havia outra hipótese senão pagar 2x 140 eur extra para Privacy Seat.
- Munique MUC - Newark EWR
- Tempo de voo: 8,5 horas
- Lugar: 3K
- Avião: Airbus A350, D-AIXU
Para obter os preços actuais e a disponibilidade dos voos em Allegris Business Class, visite lufthansa.com.
Check-in no aeroporto
Fazemos o check-in online 24 horas antes da partida, mas como viajamos com bagagem registada, temos de nos deslocar ao balcão do aeroporto.
O nosso voo parte de Praga, com um pequeno salto de Praga para Munique (consulte esta análise para saber como é a classe executiva regional na Lufthansa).
O balcão de check-in em Praga está aberto todo o dia para todas as partidas, pelo que é conveniente fazermos o check-in da nossa mala mais de 3,5 horas antes da partida.
Há balcões dedicados aos passageiros da classe executiva, e não esperamos um minuto na fila.
Na classe executiva, há um limite de peso de 30 kg e a bagagem tem uma etiqueta de prioridade. Pode saber quais são os limites de bagagem noutras classes e quais são as dimensões máximas da bagagem de mão na nossa página de bagagem da Lufthansa.
Recebemos cartões de embarque desde Praga até Nova Iorque, pelo que não temos de nos preocupar com nada em Munique.
Sala de espera e embarque
Tínhamos uma hora e meia para mudar de avião em Munique, mas o voo de Praga atrasou-se quase 40 minutos, pelo que não conseguimos chegar à sala de espera.
Não importa, Munique é o meu ponto de transferência mais frequente, por isso tenho a certeza de que em breve publicaremos uma análise do lounge da Lufthansa no nosso site.
No entanto, utilizámos a sala Erste Premier antes do nosso voo regional de Praga para Munique.
O embarque é muito bem organizado por grupo. É extremamente eficiente e todos os passageiros estão a bordo 15 minutos antes da partida.
Pode encontrar informações pormenorizadas sobre os serviços, o transporte entre terminais e dicas de transferência no nosso artigo: Aeroporto MUC de Munique - transportes e transferências.
Cabina da classe executiva - austera mas elegante
Estamos a voar num Airbus A350-900 que tem apenas alguns meses e a cabina da classe executiva parece nova e moderna à primeira vista.
As cores são uma mistura de cinzento, azul escuro e castanho. A cabina pode parecer um pouco austera e pouco criativa, mas eu até gosto dela!
Os assentos azuis e beges criam uma impressão elegante e têm muitas caraterísticas pequenas, mas muito práticas.
Mas é verdade que os lugares como Classic, que são os únicos sem sobretaxa, são realmente os que têm menos privacidade e os que estão mais expostos ao olhar dos outros passageiros que passam pelo corredor.
Um assento confortável e cheio de funcionalidades práticas
As dúvidas desapareceram e a frustração de ter de pagar um suplemento rapidamente se dissipou.
O assento em si é ótimo!
Não só por si, mas sobretudo pelo espaço de arrumação invulgarmente grande, o que é muitas vezes um problema mesmo nas classes executivas mais bem classificadas.
O compartimento do assento está equipado com muitos dispositivos pequenos, mas práticos, para tornar a viagem mais agradável:
- um suporte para óculos
- compartimento de arrumação com fechadura
- carregamento de telemóvel sem fios
- um tablet suplementar para além do monitor grande, se quiser ver filmes ou programas de televisão na cama e deitado, por exemplo
- carregador universal e conetor USB
Aquecimento ou arrefecimento do assento
Uma caraterística absolutamente fantástica do tablet tátil é a capacidade de aquecer ou, pelo contrário, ventilar e arrefecer todo o assento.
O tempo de resposta é muito rápido e o assento começa a aquecer em poucos segundos.
Qual é a sensação de dormir na cama Allegris Business?
Mas é claro que o mais importante acontece entre o serviço principal e a aterragem.
Apesar de ser um voo diurno, tive de experimentar a cama em classe executiva.
Os controlos do assento são muito simples e podem ser desdobrados com o toque de um botão manual ou através de um ecrã tátil de um tablet.
O assento pode parecer estreito à primeira vista, mas é realmente muito confortável quando desdobrado numa cama!
A zona dos pés é larga e pode dormir-se confortavelmente na cama, mesmo de lado.
Dormi muito bem e considero o assento semelhante em qualidade ao Prime Seat das companhias aéreas Condor.
Amenity-kit e outras comodidades
O lugar vem com uma almofada e um cobertor extremamente confortáveis.
Não tem roupa de cama, mas isso tende a ser habitual apenas nos voos noturnos.
No entanto, fiquei desapontado com a falta de chinelos, que são definitivamente práticos para voos diurnos.
Encontrará este equipamento no compartimento do assento:
- Auscultadores com cancelamento de ruído para o IFE (mas pode utilizar os seus próprios auscultadores que se ligam ao monitor por Bluetooth)
- Água sem gás 0,5 litros
- Amenity-kitque inclui:
- Escova de dentes + pasta de dentes pequena
- um toalhete húmido
- tampões para os ouvidos
- máscara para os olhos
- meias
- Cosméticos L'Occitane - bálsamo labial de sebo de veado, creme para as mãos, hidratante facial, spray corporal
Pode levar frascos de elixir bucal, spray hidratante ou toalhetes húmidos para as casas de banho da classe executiva.
Comida a bordo
O lugar é ótimo, a cama é óptima, mas e o serviço e a qualidade da comida?
As bebidas são iguais para todos os passageiros - os passageiros dos lugares mais baratos da Classic e da suite mais cara têm o mesmo serviço.
Antes da descolagem, estudo o menu impresso disponível em cada lugar.
A composição do menu é muito especial. Praticamente só há uma escolha de carne ou marisco e o único prato vegetariano contém cogumelos.
Felizmente, pode consultar o menu antes do seu voo em lufthansa.com/menus-in-business-class.
Para além das refeições especiais, pode encomendar gratuitamente a bordo um total de 9 refeições diferentes da ementa normal. No entanto, mesmo a seleção online foi organizada de forma muito estranha - apenas carne de porco ou de vaca, sem qualquer opção de frango ou peru.
E dos pratos vegetarianos que não contêm cogumelos, havia apenas um - uma opção indiana.
Bebida de boas-vindas e frutos secos
O primeiro serviço é antes do início, sob a forma de uma bebida de boas-vindas. Pode escolher entre vinho espumante, sumo, água ou o cocktail de assinatura Aviator.
Eu escolhi o cocktail Aviator. Doce, mas bom!
Antes do prato principal, recebemos nozes e água.
O serviço principal
O prato principal chega cerca de uma hora após a descolagem. Antes da refeição, recebemos o tradicional guardanapo molhado quente, que é distribuído mais uma vez antes da aterragem.
A entrada é servida primeiro. Escolho a carne seca com aipo grelhado, beterraba e vinho de uva. Para mim, uma combinação absolutamente óptima e a apresentação também é muito bem conseguida.
O prato principal chega em poucos minutos. Há 3 pratos diferentes para escolher. Eu escolhi o risotto de camarão.
De facto, a apresentação do prato é um pouco infeliz, mas o sabor? Absolutamente imbatível e o risoto de cevada, em particular, é um dos melhores que já comi!
Também pedi champanhe para acompanhar a minha refeição. Há também a possibilidade de escolher entre outros vinhos ou cocktails.
A sobremesa, um bolo de mel com leite dourado, é um excelente ponto de rebuçado para terminar!
A equipa é muito eficiente e atenciosa e faz a colheita praticamente assim que eu tiro o leite.
Cerca de 20 minutos após a colheita do serviço principal, a tripulação ainda está a distribuir pequenas trufas de chocolate.
Jantar
Aterramos em Nova Iorque por volta das 18:30, hora local, pelo que o serviço de pré-desembarque pode ser chamado de jantar.
- Dica: Se está a voar para Nova Iorque pela primeira vez, veja as nossas dicas sobre o que ver em Nova Iorque e os melhores hotéis em Manhattan, incluindo as nossas opiniões honestas sobre o The Plaza e o The Standard High Line
Tem lugar cerca de uma hora e meia antes da aterragem.
Optei por salmão e lentilhas e, para sobremesa, iogurte com granola e frutas. Mais uma vez, muita satisfação!
Após a refeição ganhamos mais sorvete e também uma caixa de lembrança do tradicional chocolate Lindt.
Serviço de bordo e tripulação
Não tenho nada a reclamar da tripulação. O serviço foi sempre muito rápido, a tripulação tentou oferecer outras opções de jantar para os passageiros que não gostam de peixe ou cogumelos...
Alguns podem não se sentir confortáveis com o típico distanciamento alemão, mas o serviço é absolutamente profissional e impecável!
Sistema de entretenimento
O monitor com resolução 4K é ótimo. Os controlos são feitos através de um ecrã tátil diretamente no monitor ou através de um tablet no assento, para que possa controlar o IFE com o assento reclinado ou a partir da cama.
Os lugares standard têm um monitor de 24 polegadas, enquanto os lugares da Business Suite têm um ecrã de 27 polegadas.
A seleção de filmes e programas de televisão é extensa, e eu aprecio particularmente a grande variedade de cinema europeu.
Wi-fi
A Internet gratuita não está disponível para os passageiros da classe executiva. Não há custo apenas para a Messaging. É necessário pagar um suplemento para outros pacotes, tal como para os passageiros da classe económica.
O Wi-fi funciona durante o voo ao nível do voo, ou seja, não durante a descolagem e a aterragem.
A velocidade da Internet varia consideravelmente consoante o local onde o avião se encontra nesse momento. Utilizei a Internet para conversar. Tentei também trabalhar, mas foi praticamente impossível devido à baixa velocidade.
Conclusão: Lufthansa Allegris Business Class - um passo em frente, mas com controvérsia
Sim, no que diz respeito à seleção de lugares, é realmente surpreendente que só se possa escolher um de 5 tipos de lugares diferentes gratuitamente.
Isto é simplesmente bizarro e irritante, especialmente se estiver a viajar em casal, onde o preço total do bilhete pode aumentar mais de 400 euros.
No entanto, a experiência de voo em si foi muito boa! Há melhores classes executivas, isso é certo. Mas considero a nova classe executiva da Allegris acima da média, pelo menos na Europa!
Vantagens
- Design elegante da cabina
- Muitas funcionalidades práticas no assento
- Cama confortável
- A moderna disposição dos lugares 1-2-1 proporciona muita privacidade
- Ótimo sistema de entretenimento comparável ao IFE
- Qualidade da comida
- Tripulação profissional
Contras
- Composição da ementa - ausência de pratos de frango e grande representação de pratos de marisco
- Número bizarro de tipos de assentos, a maioria com custo adicional
- Ausência de chinelos
- Preços de voo frequentemente elevados
Como é a classe Eurobusiness nas rotas regionais? Em breve, farei uma análise do voo Munique-Cairo no Airbus A321.
Os voos de ligação semelhantes passam habitualmente pelos principais hubs da Lufthansa - Munique (MUC) e Frankfurt (FRA) - cujos guias detalhados dos aeroportos podem ser consultados aqui.
Encontre os preços da classe executiva em lufthansa.com
A Allegris Business Class é um passo na direção certa, embora tenha os seus defeitos. A maior desilusão é o sistema de sobretaxas para a maioria dos lugares, mas, para além disso, a nova cabina é uma das mais agradáveis em termos visuais e funcionais da Europa.
Veja as nossas outras críticas sobre a classe executiva ou a primeira classe.
Que outros voos já experimentámos?
Compare como é a classe executiva ou a primeira classe de longo curso noutras companhias aéreas ou noutras rotas e aviões nas nossas outras avaliações.
Já temos estas avaliações de topo no sítio:
- Condor, Classe Executiva, Lugar Prime, Airbus A330-900neo, JNB-FRA
- Air India, Classe Executiva, Boeing 787-8, MXP-DEL-MEL
Estes voos estão a chegar nos próximos meses:
- Etihad Airways, Classe executiva, Boeing 787-9, PRG-AUH
- Etihad Airways, Classe executiva, Airbus A321LR, AUH-KBV
- Lufthansa, Primeira classe, Boeing 747-8, FRA-HND
- Lufthansa, Allegris First Class, Airbus A350, HND-MUC
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2 comentários
Ter de pagar mais por um lugar à janela em executiva é tão bizarro como 2-3-2 em executiva na Emirates 😅
Concordo plenamente 😀
O facto de não colocarem chinelos nos voos de longo curso, mesmo em classe executiva, também me parece muito estranho.
Não, de acordo com outros comentários, os chinelos em C estão em falta...
A LH e a LX só têm chinelos na primeira classe. A BA também não os tem em C. De resto, a taxa de reserva do lugar C é uma praga, tal como na BA, a não ser que não tenha estatuto. Mas suponho que, com o check-in online, já pode escolher gratuitamente entre os que restam, tal como acontece noutras companhias.
O problema, ou melhor, a vantagem para as companhias aéreas com "novos" layouts de negócios é que os assentos são bastante diferentes, veja-se, por exemplo, o assento tron na Swiss. E agora, com a LH, a empresa foi ainda mais longe. Parece que a ideia era simplesmente oferecer mais opções e tornar mais caros os melhores lugares na linha executiva. E está a resultar. Para além disso, a classe executiva está a começar a parecer-se mais com a antiga primeira classe, por isso não se pode esperar que tudo seja o mesmo "barato". Para mim, por exemplo, dois lugares à janela em executiva são óptimos, porque se estivermos a voar em dois e o "adolescente" quiser sentar-se à janela, posso sentar-me mesmo ao lado dele. Por outro lado, a rapariga à nossa frente queria, obviamente, sentar-se sozinha, por isso pagou mais pelo lugar de Tron, pois teria tido mais opções em LH.