Kuala Lumpur - metro

O metro e os comboios urbanos são o principal meio de transporte público em Kuala Lumpur.
Existem vários modos e companhias a operar aqui, e alguns transbordos exigem a compra de um novo bilhete.
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Bilhetes de metro
As tarifas são calculadas de acordo com a distância percorrida.
Se mudar entre carreiras da mesma companhia, não precisa de comprar um novo bilhete quando mudar - pode selecionar o seu destino em qualquer linha da rede Rapid KL ou KTM na máquina.
Se estiver a mudar de empresa e a mudar, por exemplo, de uma linha KTM que vai de Batu Caves para o metro (ou vice-versa), terá sempre de comprar um novo bilhete.
Preços e como pagar a tarifa?
Os preços são baixos e, consoante a distância percorrida, pagará geralmente entre 2 myr e 3,50 myr.
Pode encontrar a calculadora de tarifas para o Metro Rapid KL (todas as linhas MRT, LRT e monocarril) em myrapid.com.my/integrated-fare-table.
O método de pagamento varia ligeiramente consoante a transportadora.
Rapid KL - metro, monocarril
Na estação, selecione a sua estação de destino na máquina. Receberá uma ficha, fixá-la-á no torniquete quando entrar e inseri-la-á no torniquete à saída, onde permanecerá.
Pode pagar a ficha na máquina com dinheiro ou cartão.
Em alternativa, pode pagar com um cartão Touch 'n Go, que basta colocar no torniquete à entrada e à saída da estação.
Com este cartão, as tarifas são normalmente 0,20 myr a 0,30 myr mais baratas do que comprando uma ficha. No entanto, a emissão do cartão custa 10 myr, pelo que não vale muito a pena.
Os pormenores sobre onde comprar o Touch 'n Go são descritos no capítulo Transportes.
Ainda não é possível pagar com o seu próprio cartão sem contacto no metro.
Comboios KTM
Nos comboios KTM 1, 2 e 10 (por exemplo, quando se viaja para Batu Caves), existem três formas de comprar bilhetes:
- comprando uma ficha numa máquina de bilhetes ou na bilheteira (como no metro).
- anexando um cartão Touch 'n Go ao torniquete
- colocando o seu próprio cartão Visa ou MasterCard no torniquete
Bilhete diário
Também pode comprar um passe diário MyCityPass. No entanto, para o fazer, precisa de um cartão Touch 'n Go para carregar o bilhete, o que custa mais 10 myr.
- 1 dia por 10 myr
- 2 dias por 18 myr
- 3 dias por 25 myr
Este bilhete é válido em todas as linhas de metro, monocarril e comboio de Kuala Lumpur e também em todos os autocarros Rapid KL.
Mas para que a tarifa valha a pena, teria de viajar mais de 8 vezes num dia, se calcularmos o preço médio de uma viagem em cerca de 2,50 myr.
Só é possível carregar a tarifa do dia no cartão Touch 'n Go nas bilheteiras com pessoal em cada estação de metro ou comboio.
Linhas de metro de Kuala Lumpur
Atualmente, a cidade é servida por 6 linhas de metro (MRT e LRT), 1 linha de monocarril, 2 linhas de comboio suburbano elevado e 2 linhas de comboio expresso para o aeroporto de Kuala Lumpur KUL.
O comboio da linha 10 para o pequeno aeroporto de Subang SZB está fora de serviço há muito tempo.
O metro e os comboios suburbanos não constituem um sistema unificado, mas são explorados por duas empresas diferentes que não reconhecem os bilhetes umas das outras.
- A Rapid KL explora todas as linhas de metro, que se dividem entre o "MRT" (metro mais convencional, que circula em grande parte no subsolo do centro) e o "LRT" (metro ligeiro, que circula mais acima do solo).
- A KTM explora comboios suburbanos
- O KLIA Ekspres opera duas linhas de comboio para o KLIA
Mas o passageiro comum não se aperceberá da diferença.
Existe também um monocarril totalmente elevado que atravessa o centro da cidade.
- Linha 1 azul escura - linha norte-sul e uma linha importante para os turistas em direção a Batu Caves
- Frequência - 60 a 90 minutos
- Horário - ktmb.com.my/TrainTime
- Batu Caves
- Kampug Batu - estação de transferência para o metro da linha amarela em direção ao centro moderno
- Bank Negara - cerca de 10 minutos a pé da Praça Merdeka e da Mesquita Jamek
- Kuala Lumpur - antiga estação principal, saída em direção à Mesquita Nacional, Parque das Aves
- KL Sentral - principal estação de comboios
- Bandar Tasik Selatan - principal estação de autocarros de longa distância (mais informações no capítulo Como chegar )
- Linha Vermelha 2 - linha que serve principalmente os subúrbios a oeste e sudoeste
- Frequência - 60 minutos
- Horário - ktmb.com.my/TrainTime
- Linha 3 laranja (Linha Ampang) + Linha 4 castanha (Linha Sri Petaling) - liga a periferia norte de KL ao centro da cidade. Na estação de Chan Sow Lin, as linhas dividem-se, continuando a Linha 3 para leste até à estação de Ampang, enquanto a Linha 4 vira para sul, em direção à estação de autocarros.
- Frequência - 3 a 10 minutos
- Horários de partida mais recentes - myrapid.com.my/bus-train/rapid-kl
- Titiwangsa (linhas 3 + 4) - popular Parque Titiwangsa com fonte
- Sultan Ismail (linhas 3 + 4) - cerca de 10 minutos a pé até Chow Kit
- Masjid Jamek (linhas 3 + 4) - Mesquita Jamek, Praça Merdeka
- Plaza Rakyat (linhas 3 + 4) - Arranha-céus Merdeka 118
- Hang Tuah (linhas 3 + 4) - Parque de diversões Berjaya Times Square e transferência para o monocarril em direção a Bukit Bintang
- Chan Sow Lin (linhas 3 + 4) - transferência para a linha amarela em direção a KLCC e Putrajaya
- Bandar Tasik Selatan (linha 4) - principal estação de autocarros de longa distância (ver Como chegar aqui)
- Linha Vermelha Ligeira 5 (Linha Kelana Jaya) - a linha mais utilizada liga a estação ferroviária principal ao centro moderno e serve também as grandes áreas residenciais a norte (Gombak) e a sul (Putra Heights).
- Frequência - 3 a 10 minutos
- Horários de partida mais recentes - myrapid.com.my/bus-train/rapid-kl
- KLCC - Centro Moderno, Parque KLCC e Torres Gémeas Petronas
- Kampung Baru - popular bairro de Kampung Baru, repleto de bancas de comida de rua e restaurantes
- Masjid Jamek - Mesquita Jamek, Praça Merdeka
- Pasar Seni - Mercado Central, Chinatown e a principal estação de autocarros da cidade
- KL Sentral - principal estação de comboios
- KLIA Ekspres (Linha 6) - comboio expresso que circula sem paragens entre KL Sentral e KLIA
- Frequência - 20 minutos
- Horário - kliaekspres.com/schedule
- KLIA Transit (Linha 7) - comboio expresso que circula entre KL Sentral e KLIA com paragem em Putrajaya
- Frequência - 30 minutos
- Horário - kliaekspres.com/schedule
- Monocarril (Linha Verde 8) - circula principalmente na zona central de Kuala Lumpur. Estações importantes:
- KL Sentral - estação ferroviária principal
- Maharajalela - arranha-céus Merdeka 118
- Imbi - parque temático Berjaya Times Square
- Bukit Bintang - o bairro turístico mais famoso de Bukit Bintang
- Raja Chulan - torre de observação Menara
- Bukit Nanas - cerca de 15 minutos a pé de Kampung Baru e das Torres Gémeas Petronas
- Chow Kit - o bairro com o famoso mercado Chow Kit
- Linha 9 Verde Escura (Linha Kajang) - uma rota que atravessa toda a cidade de Kuala Lumpur de leste a oeste.
- Frequência - 4 a 10 minutos
- Últimos horários de partida - myrapid.com.my/bus-train
- Museu Negara - Museu Nacional
- Pasar Seni - Mercado Central, Chinatown e a principal estação de autocarros da cidade
- Merdeka - Arranha-céus Merdeka 118
- Bukit Bintang - o bairro turístico mais famoso de Bukit Bintang
- Linha 10 castanha - a linha que serve o aeroporto de Subang está fora de serviço há muito tempo
- Linha 11 azul clara - linha que serve apenas as zonas residenciais dos subúrbios ocidentais
- entrará em funcionamento a partir de 2026
- Linha amarela 12 - linha que liga Kuala Lumpur a Putrajaya.
- Frequência - 5 a 10 minutos
- Últimos horários de partida - myrapid.com.my/bus-train
- Kampung Batu - estação de transferência do comboio KTM para Batu Caves
- Titiwangsa - popular parque de Titiwangsa com fonte
- Ampang Park - cerca de 15 minutos a pé até às Torres Gémeas Petronas
- Persiaran KLCC - Parque KLCC e Torres Gémeas Petronas
- Putrajaya Sentral - a capital administrativa da Malásia Putrajaya
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Mapas do metro e dos caminhos-de-ferro de Kuala Lumpur
Para um mapa oficial e bastante claro de todas as linhas de comboio em Kuala Lumpur, visite myrapid.com.my/rapid-kl-integrated-transit-map.
Horários e intervalos
Todas as linhas de metro (MRT e LRT) e monocarril em Kuala Lumpur partem às 6:00 da manhã das estações terminais. As últimas viagens são efectuadas entre as 23:30 e as 00:15 a partir das estações terminais.
Os intervalos nas linhas de metro variam entre 5 e 10 minutos, mais curtos de manhã e à tarde, mais longos ao meio-dia e aos fins-de-semana (mas não superiores a 10 minutos).
Os intervalos mais longos, entre 60 e 90 minutos, verificam-se nas linhas 1 e 2 do KTM.
Comboios de metro
Todos os comboios do metro são modernos e climatizados. Por vezes, o ar condicionado é excessivo e a diferença de temperatura entre o exterior e o interior do comboio não é invulgar, podendo mesmo ultrapassar os 15 graus.
Os comboios e as estações estão impecavelmente limpos e viajar de metro em Kuala Lumpur é muito seguro.
Carruagens só para mulheres
Como a Malásia é um país predominantemente muçulmano, todos os comboios têm 2 ou 3 carruagens no meio reservadas apenas a mulheres.
Estas carruagens estão claramente assinaladas.
Instalações das estações de metro
As estações mais recentes da Linha Amarela estão normalmente equipadas com casas de banho gratuitas, mas tal não é habitual nas outras linhas.
Todas as estações têm máquinas de venda automática de bilhetes e uma bilheteira que também vende bilhetes ou cartões Touch 'n Go.
Nas principais estações, encontrará algumas pequenas lojas ou mesmo máquinas de venda automática de bebidas, mas isto é mais a exceção encontrada nas maiores estações de transferência.
As linhas de metro são automáticas, pelo que existe uma parede de vidro entre a plataforma e o comboio com uma porta automática.
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