Kuala Lumpur - metro

Pormenor da Torre Petronas

O metro e os comboios urbanos são o principal meio de transporte público em Kuala Lumpur.

Existem vários modos e companhias a operar aqui, e alguns transbordos exigem a compra de um novo bilhete.

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Bilhetes de metro

As tarifas são calculadas de acordo com a distância percorrida.

Se mudar entre carreiras da mesma companhia, não precisa de comprar um novo bilhete quando mudar - pode selecionar o seu destino em qualquer linha da rede Rapid KL ou KTM na máquina.

Se estiver a mudar de empresa e a mudar, por exemplo, de uma linha KTM que vai de Batu Caves para o metro (ou vice-versa), terá sempre de comprar um novo bilhete.

Preços e como pagar a tarifa?

Os preços são baixos e, consoante a distância percorrida, pagará geralmente entre 2 myr e 3,50 myr.

Pode encontrar a calculadora de tarifas para o Metro Rapid KL (todas as linhas MRT, LRT e monocarril) em myrapid.com.my/integrated-fare-table.

O método de pagamento varia ligeiramente consoante a transportadora.

Rapid KL - metro, monocarril

Na estação, selecione a sua estação de destino na máquina. Receberá uma ficha, fixá-la-á no torniquete quando entrar e inseri-la-á no torniquete à saída, onde permanecerá.

Pode pagar a ficha na máquina com dinheiro ou cartão.

Em alternativa, pode pagar com um cartão Touch 'n Go, que basta colocar no torniquete à entrada e à saída da estação.

Com este cartão, as tarifas são normalmente 0,20 myr a 0,30 myr mais baratas do que comprando uma ficha. No entanto, a emissão do cartão custa 10 myr, pelo que não vale muito a pena.

Os pormenores sobre onde comprar o Touch 'n Go são descritos no capítulo Transportes.

Ainda não é possível pagar com o seu próprio cartão sem contacto no metro.

Comboios KTM

Nos comboios KTM 1, 2 e 10 (por exemplo, quando se viaja para Batu Caves), existem três formas de comprar bilhetes:

  • comprando uma ficha numa máquina de bilhetes ou na bilheteira (como no metro).
  • anexando um cartão Touch 'n Go ao torniquete
  • colocando o seu próprio cartão Visa ou MasterCard no torniquete

Bilhete diário

Também pode comprar um passe diário MyCityPass. No entanto, para o fazer, precisa de um cartão Touch 'n Go para carregar o bilhete, o que custa mais 10 myr.

  • 1 dia por 10 myr
  • 2 dias por 18 myr
  • 3 dias por 25 myr

Este bilhete é válido em todas as linhas de metro, monocarril e comboio de Kuala Lumpur e também em todos os autocarros Rapid KL.

Mas para que a tarifa valha a pena, teria de viajar mais de 8 vezes num dia, se calcularmos o preço médio de uma viagem em cerca de 2,50 myr.

Só é possível carregar a tarifa do dia no cartão Touch 'n Go nas bilheteiras com pessoal em cada estação de metro ou comboio.

Linhas de metro de Kuala Lumpur

Atualmente, a cidade é servida por 6 linhas de metro (MRT e LRT), 1 linha de monocarril, 2 linhas de comboio suburbano elevado e 2 linhas de comboio expresso para o aeroporto de Kuala Lumpur KUL.

O comboio da linha 10 para o pequeno aeroporto de Subang SZB está fora de serviço há muito tempo.

O metro e os comboios suburbanos não constituem um sistema unificado, mas são explorados por duas empresas diferentes que não reconhecem os bilhetes umas das outras.

  • A Rapid KL explora todas as linhas de metro, que se dividem entre o "MRT" (metro mais convencional, que circula em grande parte no subsolo do centro) e o "LRT" (metro ligeiro, que circula mais acima do solo).
  • A KTM explora comboios suburbanos
  • O KLIA Ekspres opera duas linhas de comboio para o KLIA

Mas o passageiro comum não se aperceberá da diferença.

Existe também um monocarril totalmente elevado que atravessa o centro da cidade.

  • Linha 1 azul escura - linha norte-sul e uma linha importante para os turistas em direção a Batu Caves
    • Frequência - 60 a 90 minutos
    • Horário - ktmb.com.my/TrainTime
    • Batu Caves
    • Kampug Batu - estação de transferência para o metro da linha amarela em direção ao centro moderno
    • Bank Negara - cerca de 10 minutos a pé da Praça Merdeka e da Mesquita Jamek
    • Kuala Lumpur - antiga estação principal, saída em direção à Mesquita Nacional, Parque das Aves
    • KL Sentral - principal estação de comboios
    • Bandar Tasik Selatan - principal estação de autocarros de longa distância (mais informações no capítulo Como chegar )
  • Linha Vermelha 2 - linha que serve principalmente os subúrbios a oeste e sudoeste
  • Linha 3 laranja (Linha Ampang) + Linha 4 castanha (Linha Sri Petaling) - liga a periferia norte de KL ao centro da cidade. Na estação de Chan Sow Lin, as linhas dividem-se, continuando a Linha 3 para leste até à estação de Ampang, enquanto a Linha 4 vira para sul, em direção à estação de autocarros.
    • Frequência - 3 a 10 minutos
    • Horários de partida mais recentes - myrapid.com.my/bus-train/rapid-kl
    • Titiwangsa (linhas 3 + 4) - popular Parque Titiwangsa com fonte
    • Sultan Ismail (linhas 3 + 4) - cerca de 10 minutos a pé até Chow Kit
    • Masjid Jamek (linhas 3 + 4) - Mesquita Jamek, Praça Merdeka
    • Plaza Rakyat (linhas 3 + 4) - Arranha-céus Merdeka 118
    • Hang Tuah (linhas 3 + 4) - Parque de diversões Berjaya Times Square e transferência para o monocarril em direção a Bukit Bintang
    • Chan Sow Lin (linhas 3 + 4) - transferência para a linha amarela em direção a KLCC e Putrajaya
    • Bandar Tasik Selatan (linha 4) - principal estação de autocarros de longa distância (ver Como chegar aqui)
  • Linha Vermelha Ligeira 5 (Linha Kelana Jaya) - a linha mais utilizada liga a estação ferroviária principal ao centro moderno e serve também as grandes áreas residenciais a norte (Gombak) e a sul (Putra Heights).
  • KLIA Ekspres (Linha 6) - comboio expresso que circula sem paragens entre KL Sentral e KLIA
  • KLIA Transit (Linha 7) - comboio expresso que circula entre KL Sentral e KLIA com paragem em Putrajaya
  • Monocarril (Linha Verde 8) - circula principalmente na zona central de Kuala Lumpur. Estações importantes:
  • Linha 9 Verde Escura (Linha Kajang) - uma rota que atravessa toda a cidade de Kuala Lumpur de leste a oeste.
  • Linha 10 castanha - a linha que serve o aeroporto de Subang está fora de serviço há muito tempo
  • Linha 11 azul clara - linha que serve apenas as zonas residenciais dos subúrbios ocidentais
    • entrará em funcionamento a partir de 2026
  • Linha amarela 12 - linha que liga Kuala Lumpur a Putrajaya.

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Mapas do metro e dos caminhos-de-ferro de Kuala Lumpur

Para um mapa oficial e bastante claro de todas as linhas de comboio em Kuala Lumpur, visite myrapid.com.my/rapid-kl-integrated-transit-map.

Horários e intervalos

Todas as linhas de metro (MRT e LRT) e monocarril em Kuala Lumpur partem às 6:00 da manhã das estações terminais. As últimas viagens são efectuadas entre as 23:30 e as 00:15 a partir das estações terminais.

Os intervalos nas linhas de metro variam entre 5 e 10 minutos, mais curtos de manhã e à tarde, mais longos ao meio-dia e aos fins-de-semana (mas não superiores a 10 minutos).

Os intervalos mais longos, entre 60 e 90 minutos, verificam-se nas linhas 1 e 2 do KTM.

Comboios de metro

Todos os comboios do metro são modernos e climatizados. Por vezes, o ar condicionado é excessivo e a diferença de temperatura entre o exterior e o interior do comboio não é invulgar, podendo mesmo ultrapassar os 15 graus.

Os comboios e as estações estão impecavelmente limpos e viajar de metro em Kuala Lumpur é muito seguro.

Carruagens só para mulheres

Como a Malásia é um país predominantemente muçulmano, todos os comboios têm 2 ou 3 carruagens no meio reservadas apenas a mulheres.

Estas carruagens estão claramente assinaladas.

Instalações das estações de metro

As estações mais recentes da Linha Amarela estão normalmente equipadas com casas de banho gratuitas, mas tal não é habitual nas outras linhas.

Todas as estações têm máquinas de venda automática de bilhetes e uma bilheteira que também vende bilhetes ou cartões Touch 'n Go.

Nas principais estações, encontrará algumas pequenas lojas ou mesmo máquinas de venda automática de bebidas, mas isto é mais a exceção encontrada nas maiores estações de transferência.

As linhas de metro são automáticas, pelo que existe uma parede de vidro entre a plataforma e o comboio com uma porta automática.

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