Lufthansa CRJ900: análise da classe executiva doméstica (MUC-FRA)

Cabina de classe executiva, cabina de classe económica em segundo plano

Parte da minha grande viagem em Primeira Classe ao Japão incluiu vários voos regionais em aviões que não têm Primeira Classe. Assim, estas escalas foram efectuadas em classe executiva.

E um dos meus voos foi uma curta travessia doméstica da Alemanha entre Munique MUC e Frankfurt FRA.

  • ⬅️ Voo anterior: Boeing 737-800 CAI-MUC em Classe Executiva da Egyptair
  • ➡️ Próximo voo: Lufthansa antiga First Class Boeing 747-8 FRA-HND

Compra do voo e check-in

Certamente que não compraria um voo destes em classe executiva por minha conta, por isso detalhei a ideia de voar para o Japão em primeira classe nesta análise.

O check-in já foi feito no Cairo CAI, que detalho nesta análise.

Em Munique, só fiz uma escala de cerca de 2 horas sem ter de sair da zona de trânsito.

Verificar os preços da classe executiva em lufthansa.com

Senator Lounge Munique e embarque

Não tenho planos para fazer compras quando faço a ligação, por isso vou diretamente para o lounge.

Embora esteja a fazer uma ligação entre dois voos em classe executiva, ambos estão incluídos no bilhete de primeira classe, pelo que posso escolher entre o lounge de primeira classe ou o lounge Senator.

Quero visitar o primeiro na viagem de regresso, por isso vou para o Senator Lounge.

Para ser sincero, não noto grandes diferenças em relação à sala de espera normal da Lufthansa Business Class. A principal diferença é a presença de um bar com uma seleção muito mais vasta de bebidas alcoólicas, mas como bebo muito pouco álcool em viagens a solo, esta mudança não é de todo significativa para mim.

Trabalho durante algum tempo e como um delicioso Kaiserschmarrn.

Dirijo-me ao avião cerca de 15 minutos antes do embarque. Estamos a voar no avião mais pequeno da frota da Lufthansa - um Bombardier CRJ-900 - o que significa que o embarque não é feito através da ponte de embarque, mas a pé.

O avião está estacionado mesmo ao lado do terminal, pelo que não temos de apanhar um autocarro.

A linha Munique-Frankfurt é utilizada principalmente por viajantes em negócios que voam com muita frequência, pelo que não espero cenas caóticas durante o embarque, e é isso que vai acontecer.

A frase "boarding completed" é ouvida cerca de 3 minutos após o início do embarque.

Cabina e lugares - sem surpresas

Já estou familiarizado com a Regional Business Class da Lufthansa, incluindo um voo igualmente longo de Praga para Munique.

Por isso, suspeito que, num avião tão pequeno, a classe executiva não será nada de extraordinário para os padrões abaixo da média da Lufthansa.

Infelizmente, não estou enganado, a situação é bastante pior, mas isso deve-se simplesmente às caraterísticas de um avião muito pequeno.

Neste voo, a Business Class ocupa dois terços da cabina. Esta frase sugere, por si só, que a Classe Executiva pode deslocar-se entre filas diferentes em cada voo, o que significa apenas uma coisa - os lugares e o espaço são exatamente os mesmos para a Classe Executiva e para a Classe Económica.

A única diferença para os passageiros da classe executiva é que o lugar ao seu lado fica sempre desocupado.

O espaço para as pernas no CRJ Bombarider é insignificante, e o facto de eu ter um lugar na terceira fila também não ajuda.

Comida num voo doméstico - doce sem escolha

A duração do voo é semelhante à da recente rota de Praga para Munique, pelo que espero refeições ligeiras semelhantes.

A bebida de boas-vindas continua a ser normal, com uma escolha de champanhe, sumos sem álcool, cocktail de assinatura da Avionic ou água. Para este voo, optei apenas por água.

Infelizmente, a situação é bastante pior.

Só há um bolo doce - não há escolha de nada salgado e muito menos saudável. Só há um tipo de bolo.

Além disso, a sobremesa não é muito boa, é muito densa e mal consigo comer um terço dela.

Depois da sobremesa, bebo um café, mas, para ser sincero, não me lembro de ter estado pior, e não apenas num avião.

Para que os doces não sejam suficientes, recebemos um pequeno rebuçado de nougat antes da aterragem.

Conclusão - classe executiva sem ideia e sem esforço

Não estava à espera de muito. E recebi ainda menos.

Compreendo que voos como este servem sobretudo de ligação a voos de longo curso, onde a classe executiva tem um aspeto um pouco diferente.

Ainda assim, imagino que haja pelo menos algum esforço, algo que me surpreenderia agradavelmente como passageiro. Mesmo num voo tão curto.

Na verdade, de facto, surpreendeu. Mas não agradavelmente. O facto de nem sequer poder escolher as refeições na classe executiva, mesmo que se trate apenas de pequenas coisas, considero uma grande gafe da parte da Lufthansa.

Não posso avaliar a cabina do Bombardier CRJ-900. Não há nada que se possa fazer em relação às caraterísticas de um avião tão pequeno, e o espaço e a sensação geral a bordo correspondem a isso.

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