Lufthansa CRJ900: análise da classe executiva doméstica (MUC-FRA)
Parte da minha grande viagem em Primeira Classe ao Japão incluiu vários voos regionais em aviões que não têm Primeira Classe. Assim, estas escalas foram efectuadas em classe executiva.
E um dos meus voos foi uma curta travessia doméstica da Alemanha entre Munique MUC e Frankfurt FRA.
- ⬅️ Voo anterior: Boeing 737-800 CAI-MUC em Classe Executiva da Egyptair
- ➡️ Próximo voo: Lufthansa antiga First Class Boeing 747-8 FRA-HND
Compra do voo e check-in
Certamente que não compraria um voo destes em classe executiva por minha conta, por isso detalhei a ideia de voar para o Japão em primeira classe nesta análise.
O check-in já foi feito no Cairo CAI, que detalho nesta análise.
Em Munique, só fiz uma escala de cerca de 2 horas sem ter de sair da zona de trânsito.
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- Munique MUC - Frankfurt FRA
- Tempo de voo: 45 minutos
- Lugar: 3A
- Aeronave: Bombardier CRJ-900, D-ACNT
Senator Lounge Munique e embarque
Não tenho planos para fazer compras quando faço a ligação, por isso vou diretamente para o lounge.
Embora esteja a fazer uma ligação entre dois voos em classe executiva, ambos estão incluídos no bilhete de primeira classe, pelo que posso escolher entre o lounge de primeira classe ou o lounge Senator.
Quero visitar o primeiro na viagem de regresso, por isso vou para o Senator Lounge.
Para ser sincero, não noto grandes diferenças em relação à sala de espera normal da Lufthansa Business Class. A principal diferença é a presença de um bar com uma seleção muito mais vasta de bebidas alcoólicas, mas como bebo muito pouco álcool em viagens a solo, esta mudança não é de todo significativa para mim.
Trabalho durante algum tempo e como um delicioso Kaiserschmarrn.
Dirijo-me ao avião cerca de 15 minutos antes do embarque. Estamos a voar no avião mais pequeno da frota da Lufthansa - um Bombardier CRJ-900 - o que significa que o embarque não é feito através da ponte de embarque, mas a pé.
O avião está estacionado mesmo ao lado do terminal, pelo que não temos de apanhar um autocarro.
A linha Munique-Frankfurt é utilizada principalmente por viajantes em negócios que voam com muita frequência, pelo que não espero cenas caóticas durante o embarque, e é isso que vai acontecer.
A frase "boarding completed" é ouvida cerca de 3 minutos após o início do embarque.
Cabina e lugares - sem surpresas
Já estou familiarizado com a Regional Business Class da Lufthansa, incluindo um voo igualmente longo de Praga para Munique.
Por isso, suspeito que, num avião tão pequeno, a classe executiva não será nada de extraordinário para os padrões abaixo da média da Lufthansa.
Infelizmente, não estou enganado, a situação é bastante pior, mas isso deve-se simplesmente às caraterísticas de um avião muito pequeno.
Neste voo, a Business Class ocupa dois terços da cabina. Esta frase sugere, por si só, que a Classe Executiva pode deslocar-se entre filas diferentes em cada voo, o que significa apenas uma coisa - os lugares e o espaço são exatamente os mesmos para a Classe Executiva e para a Classe Económica.
A única diferença para os passageiros da classe executiva é que o lugar ao seu lado fica sempre desocupado.
O espaço para as pernas no CRJ Bombarider é insignificante, e o facto de eu ter um lugar na terceira fila também não ajuda.
Comida num voo doméstico - doce sem escolha
A duração do voo é semelhante à da recente rota de Praga para Munique, pelo que espero refeições ligeiras semelhantes.
A bebida de boas-vindas continua a ser normal, com uma escolha de champanhe, sumos sem álcool, cocktail de assinatura da Avionic ou água. Para este voo, optei apenas por água.
Infelizmente, a situação é bastante pior.
Só há um bolo doce - não há escolha de nada salgado e muito menos saudável. Só há um tipo de bolo.
Além disso, a sobremesa não é muito boa, é muito densa e mal consigo comer um terço dela.
Depois da sobremesa, bebo um café, mas, para ser sincero, não me lembro de ter estado pior, e não apenas num avião.
Para que os doces não sejam suficientes, recebemos um pequeno rebuçado de nougat antes da aterragem.
Conclusão - classe executiva sem ideia e sem esforço
Não estava à espera de muito. E recebi ainda menos.
Compreendo que voos como este servem sobretudo de ligação a voos de longo curso, onde a classe executiva tem um aspeto um pouco diferente.
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Ainda assim, imagino que haja pelo menos algum esforço, algo que me surpreenderia agradavelmente como passageiro. Mesmo num voo tão curto.
Na verdade, de facto, surpreendeu. Mas não agradavelmente. O facto de nem sequer poder escolher as refeições na classe executiva, mesmo que se trate apenas de pequenas coisas, considero uma grande gafe da parte da Lufthansa.
Não posso avaliar a cabina do Bombardier CRJ-900. Não há nada que se possa fazer em relação às caraterísticas de um avião tão pequeno, e o espaço e a sensação geral a bordo correspondem a isso.
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